TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Crimes Na Internet

Exames: Crimes Na Internet. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/6/2013  •  481 Palavras (2 Páginas)  •  365 Visualizações

Página 1 de 2

Crimes na internet

A Lei 12.737, popularmente conhecida como "Lei Carolina Dieckmann", entrou em vigor na terça. A nova legislação visa identificar e punir crimes cometidos por meio da Internet e, embora seja um grande avanço no mundo tecnológico, representa apenas o primeiro passo.

Com certeza ainda há muito a ser feito. Por conta da exposição da mídia do caso Dieckmann e outros internacionais, houve uma mobilização popular para que essa lei fosse implantada rapidamente. Por conta disso, ela apresenta falhas e pontos não muito bem resolvidos. Não deixa de ser um marco importante na lei brasileira, mas encontrará muitas dificuldades para ser aplicada.

O principal problema é o fato de que a lei restringe o ato criminoso. Segundo o artigo 1º da nova lei, somente é considerado crime se o dispositivo - conectado ou não a uma rede de computadores - for invadido por meio de quebra de senha ou de outros mecanismos de proteção.

O problema disso é que, se você deixar o acesso à máquina livre, com o usuário desprotegido, e o fraudador não tiver que romper uma barreira para acessá-la, isso não será considerado crime. É o mesmo que deixar a sua carteira por alguns segundos em cima da mesa e alguém pegá-la. A lei está muito vinculada a uma quebra explícita de mecanismo de segurança e isso pode gerar problemas. Principalmente para usuários domésticos, que costumam não utilizar senhas em seus dispositivos.

Em um ataque de grandes proporções como o que ocorreu na Coreia do Sul, em que se tem um montante de dados e testemunhas suficientes, a lei é extremamente válida. Mas, para o cidadão comum, ela ainda apresenta muitas falhas. Estamos lidando com um ambiente onde é difícil oferecer provas forenses irrefutáveis ou conseguir testemunhas que comprovam o crime.

Por mais que a lei tenha surgido para coibir crimes virtuais, ela não intimidará os cracker.

É interessante como a tecnologia tem essa característica mutante de um organismo. Ela evolui, muda, cresce de maneira que não dá para entender. E as leis são pontuais. É difícil proteger uma criança ansiosa dentro de casa, se você não sabe o que ela pode fazer. A criatividade dos cibercriminosos permitirá que, em um ambiente desconhecido como a Internet, eles estejam sempre à frente.

Outro ponto que essa nova lei vai acabar "esbarrando" no futuro é o limite entre a privacidade do usuário e a proteção. Com a lei permitindo que dados sejam coletados - para comprovar o crime em questão - há a possibilidade dos usuários enfrentarem um "rastreamento massivo", que chegará ao ponto de não existir uma mensagem trocada sem interceptação.

Tamanha regulação pode levar ao fim do anonimato na web, que é um dos únicos ambientes em que ainda se pode fazer algo sem ser identificado. Chegará ao ponto que será o mesmo que colocar uma câmera dentro da sua casa. Pode ser que ninguém esteja assistindo, mas eventualmente alguém pode dar uma olhada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com