TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTERTEXTUALIDADE E CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS

Por:   •  17/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  372 Palavras (2 Páginas)  •  1.126 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

        

UNIVERSIDADE PAULISTA- UNIP EAD

CURSO SUPERIOR DE TECNOGIA DE SEGURANÇA NO TRABALHO

DISCENTE: VITÓRIA DA SILVA ARAÚJO – RA 1916602

DOCENTE: PROF.  DRA LILIAN MARA DAL CIN DOS SANTOS

INTERTEXTUALIDADE E CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS 16/03/2019

A palestra de intertextualidade e construção de sentidos teve como objetivo discutir a influência que se faz presente o processo de construção do sentido, que se define em cultura popular e artefatos simbólicos que circulam. Além disso, uma vez que a apreciação do humor está conveniada à cultura, buscando sempre compreender os sentidos e suas consequências feitas em humor em um meme. A intertextualidade ela se define em diferentes formas:

Explicitas: Quando há casos das citações tipograficamente marcadas e com indicações do autor ou quando por indicação de pistas referente a outro texto;

Ampla: é definida pelas autoras como o diálogo tangível entre um texto e um conjunto de texto;

Implícita: Ocorre quando não há menção direta do texto-fonte, precisa mais de cálculos mentais, para se entender a mensagem;

Escrita: é dada como presença efetiva de um texto, ou seja, o dialogo com a explicação.

Vemos que os memes eles são formas discursivas (SOUZA 2013), onde vimos bastante contextos virtual sobre um determinado fato ocorrido que se propaga nos ambientes virtuais, como: facebook, twitter, instagram, etc. Na palestra, temos algum exemplos citados pela professora sore a contextual idade onde ela se refere a fala de alguns senadores sobre um só assunto, onde os mesmos que se dizem em um só contexto, a votação do impeachment foi um deles, usavam uma só frase, exemplo: Pela “Florentina de Jesus, eu volto SIM!”. Os processos intertextuais vão além do texto verbal, no caso dos memes, é necessário que o leitor compreenda a relação destes com a imagem que os forma para que consiga compreender os sentidos produzidos.

No entanto, entender intertextualidade de um determinado meme, nos faz pensar antes de sairmos postando algo não coerente ao que deve ser dito em redes sociais, sem se quer entender a forma que deve ser passada determinada mensagem. É fundamental que o leitor saiba acessar os sentidos construídos, essa palestra trouxe um artefato voltado para a intertextualidade onde identificamos o intertexto com foco nos conteúdos, sendo necessário atender para os recursos linguísticos utilizado na elaboração da intertextualidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (84.8 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com