TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inovações no processo produtivo

Resenha: Inovações no processo produtivo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/6/2013  •  Resenha  •  711 Palavras (3 Páginas)  •  429 Visualizações

Página 1 de 3

O trabalho sofreu mudanças significativas nas últimas décadas com a chamada globalização, que transformou as formas de produção e o próprio mercado de trabalho. Para compreender essa situação, é preciso destacar alguns fatores:

Mudanças na economia mundial – a pouca concorrência existente até a década de 1980 proporcionava estabilidade e bons lucros as empresas que, até então, não se preocupavam muito em "encantar o cliente", mas a abertura do mercado às importações imprimiu um ritmo diferente, em que a disputa pelo consumidor se tornou feroz.

Mudanças no padrão de consumo – com as alterações acima, atualmente "o cliente é o rei", e suas exigências e preferências estão em foco, fazendo com que as organizações busquem superar constantemente as expectativas dos consumidores.

Inovações no processo produtivo – para agradar o consumidor, fez-se necessário investir recursos na compra de maquinários mais modernos, na automação e automatização de diversos processos produtivos, o que resultou em cortes significativos de pessoal – o chamado desemprego estrutural.

Mudanças no perfil do trabalhador – a modernização das indústrias fez com que o trabalho passasse a ser mais intelectual que braçal, e ao trabalhador foi exigido buscar novos conhecimentos que pudessem trazê-lo de volta ao mercado e enfrentar relações de trabalho mais autônomas.

O emprego formal (carteira assinada, benefícios legais etc.) passa a ser substituído por trabalho (relação demanda e oferta, ganhos imprevisíveis, horários flexíveis, diversos clientes), que pode ser: terceirizado, por projeto, a distância, entre outros. Como resultado, surge a noção de empregabilidade, vista como um conjunto de competências e habilidades necessárias para uma pessoa ampliar suas chances de entrada no mundo do trabalho ou emprego.

No mercado profissional do século XXI, muitas ocupações antigas estão desaparecendo e outras estão sendo criadas. Apenas como exemplo, atualmente, destacam-se as categorias profissionais de tecnólogos e aquelas relacionadas à nanotecnologia e à biotecnologia; as pesquisas da indústria farmacêutica; a agropecuária (etanol e biocombustível), e a indústria de gás (pré-sal).

Compreender as tendências de atuação e áreas em crescimento pode ser útil para o desenvolvimento profissional, mas isso perde o sentido se você não tiver realizado adequadamente sua autoavaliação. Ponderar seus desejos e objetivos de vida com suas competências profissionais é importante para que você possa estabelecer metas de desenvolvimento adequadas ao sucesso profissional.

Pesquisas científicas vêm tentando ilustrar quais as características mais desejadas pelas organizações, e um dado interessante a destacar é que as empresas parecem priorizar as habilidades tidas como genéricas e as atitudes dos indivíduos, mais que as habilidades específicas de trabalho. Isso reforça a importância de você conhecer os recursos que possui para a empregabilidade, em termos de conhecimentos, habilidades e atitudes que resultarão nas suas competências. Para auxiliar nessa tarefa, o capítulo apresenta ao final um exercício de autoanálise para a busca profissional.

Conceitos Fundamentais

Contrato psicológico – diz respeito às

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com