TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO

Por:   •  3/2/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.535 Palavras (7 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO

ALUNO: LUCAS NATÃ

AUTO- ATIVIDADE CAP 1

Respostas

  1. A educação é algo indispensável na vida da humanidade, é através dela e conseguimos viver civilizadamente e somos considerados seres racionais com total independência e diferenciação dos animais irracionais.

  1. Educação formal ocorre no ambiente escolar, é sistematizada, pois possui uma estrutura a ser seguida. Educação não formal são as ações educativas promovidas com o intuito de conscientizar um publico alvo. Diferente da educação formal, ela não possui estruturas e planejamentos rigorosos. Educação informal ocorre naturalmente pelo meio onde vivemos com pessoas que convivemos.

 

  1. O conceito de educação formal surgiu na Grécia. Os gregos tinham o conceito que o homem deveria se desenvolver integralmente, ou seja, de corpo e espírito. Com isso, eles alcançaram um nível privilegiado de educação, pois pra eles, o ideal de educação que eles praticavam era completo; O termo Paideia a que se resumia tal educação integral era destinado apenas aos homens livres, com isso, percebemos um real atraso no desenvolvimento da educação, pois para cada homem livre, havia 17 escravos.

  1. A prática educativa situa-se no tempo em que é realizada e para que se tenha êxito é necessário um roteiro mínimo: o professor para alcançar as metas esperadas para o projeto educativo, passa pelo processo moral, que está no trajeto de uma amorosa e vibrante intencionalidade, a de oferecer o conhecimento adequado, o conhecimento virtuoso do qual as pessoas necessitam para sobreviver num mundo mergulhado em crise de sentido existencial.
  2. É um conhecimento constituído por disposições voluntárias para um fazer moral voltado para o bem, esse saber virtuoso deve orientar todas as ações pedagógicas.
  3. O homem ético é aquele que este voltado a fazer o bem. Francis Wolf caracteriza o homem civilizado em três aspectos: elegância nos hábitos e no trato com seus semelhantes, um homem com instrução, e o homem que vivencia valores humanistas baseados no respeito e na solidariedade; A partir disso, podemos perceber que o homem ético é também civilizado, pois se enquadra em tais aspectos.  
  4. Sim, pois a maioria de nossa população é analfabeta funcional, e ainda, os sistemas educacionais tem passado por uma verdadeira crise de identidade, misturando religião, política e levando isso numa ditadura do ódio para a primeira infância dentro das salas.

  1. Eliminação do analfabetismo; educação para todos pela vida toda; sustentabilidade de vida humana e planetária; aprendizagens significativas. As metas são ótimas no papel, mas precisamos de agentes de mudança para se colocar em prática aquilo que desejamos para nossa sociedade.

 

AUTO- ATIVIDADE CAP 2

  1. O termo paradigma remete para sua origem no grego, onde se traduz como modelo ou padrão. Pode ser entendido como crenças, valores e técnicas partilhadas pelos membros de uma comunidade cientifica.  Isto significa que na vigência de um paradigma a comunidade partilha e defende as mesmas ideias.

  1. A ciência moderna ou cartesiana nasceu no século XVII. Foi estruturada exaltando a razão objetiva e a fragmentação como fundamentos para compreender o homem e a natureza. Teve como principais mentores René Descartes e Francis Bacon. A consequência de todo esse pragmatismo é que o homem moderno fragmentou-se, não cuidou da alma, ignorou o espírito. A conduta cartesiana trouxe-lhe problemas físicos e psicológicos. Enfatiza-se o culto ao consumo e ignoram-se os valores espirituais.

  1. O paradigma da modernidade fundou o maravilhoso mundo das tecnologias avançadas, do consumismo e do conforto jamais imaginado. Resumindo, a modernidade cartesiana deixou bons e maus legados. Destaca-se como influenciados pelo modernismo: Revolução Francesa, Abolição da escravatura e o surgimento da democracia.
  1. A lógica da ciência moderna é a superioridade da mente sobre a matéria. Um rigoroso culto ao intelecto acompanhado de esquecimento das outras dimensões do ser humano. A ideia que ganhou mais destaque foi a de que para se conhecer é preciso fragmentar. Isac Newton aperfeiçoa o pensamento cartesiano instituindo a base do conhecimento cientifico. Esse pensamento cartesiano- newtoniano influenciou todas as áreas da vida humana.
  1. O homem é influenciado por uma ordem social modernista caracterizada pelo desejo de poder, de conquista e pelo progresso técnico científico. Em consequência não se preocupa em conservar valores fundamentais como paz, harmonia com os semelhantes e com o Criador.
  1. Em minha opinião, a teoria da modernidade precisou considerar as questões essenciais da alma, o ser humano deve ser visto de todos os ângulos, e o mais importante é o seu interior. Por isso que nenhuma teoria nunca conseguiu e nunca conseguirá substituir o vazio que o homem sente dentro de sí próprio que somente com a presença do Espirito Santo ele se sente completo.
  1. A escola organizada em séries, o conhecimento cientifico, os livros didáticos, e as cópias.
  1.  Porque descuidou do desenvolvimento da razão essencial, que se volta para as finalidades maiores da existência.

AUTO- ATIVIDADE CAP 3

1-Enquanto o pensamento cartesiano enfatiza a dominação da mente sobre a matéria, o poder do homem sobre todas as coisas e a fragmentação como fonte de conhecimento cientifico absoluto, o pensamento pós-moderno abre as portas a partir da descoberta da teoria da evolução e da física quântica para o bem comum entre os seres humanos, a consciência da utilização dos recursos naturais e uma educação voltada para o conhecimento sistêmico aonde as ideias vinculadas a esse novo paradigma remetem para a importância do conjunto, dos interesses globais, que dizem respeito a cada um e a todos simultaneamente.

2-O pensamento sistêmico propõe a aceitação da lógica da totalidade. O pensamento cartesiano coloca a lógica da fragmentação. Este segundo, esta entre nós a séculos e portanto, não será excluso de uma só vez, apenas, na medida em que ele não atenda mais a demanda dessa sociedade pós moderna, o pensamento sistêmico ganhará força e voz para se perpetuar e dessa forma ganhará força e grandeza.

3- Sim, pois remete a homem uma ressignificação em todas as suas áreas. Nesta nova perspectiva os cidadãos deverão comprometer-se com o alcance de metas voltadas para o bem comum, sem temer a perda da individualidade e da autonomia. O crescimento individual será conjugado com o crescimento coletivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (61.1 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com