TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INVESTIGAÇÃO NO SERVIÇO SOCIAL NOTÍCIAS PARA SERVIÇO SOCIAL

Relatório de pesquisa: INVESTIGAÇÃO NO SERVIÇO SOCIAL NOTÍCIAS PARA SERVIÇO SOCIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/11/2014  •  Relatório de pesquisa  •  3.684 Palavras (15 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 15

PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL

ATUALIDADE PARA O CAMPO DO SERVIÇO SOCIAL

A pesquisa social tem como objetivo descobrir respostas para problemáticas mediante o emprego de procedimentos científicos. Assim, pode-se entender que a metodologia científica, permite a obtenção de novos conhecimentos da realidade social. Quanto às finalidades da pesquisa social, tem a razão da ordem intelectual, quando baseadas no desejo de conhecer pela simples satisfação de agir, e são classificadas em pesquisa pura e aplicadas.

Onde a Pesquisa Pura: é a pesquisa que busca progresso da ciência, desenvolver os conhecimentos científicos sem a preocupação direta com suas aplicações e consequências práticas; já a Pesquisa Aplicada apresenta muitos pontos de contato com a pesquisa pura, todavia tem como característica fundamental o interesse na aplicação, utilização e consequências práticas dos conhecimentos. De modo geral é este o tipo de pesquisa a que mais se dedicam os Assistentes Sociais e outros pesquisadores sociais.

Outro ponto interessante é que cada pesquisa social naturalmente tem um objetivo e uma classificação que se destacam em três níveis: descrição, classificação e explicação.

Em relação às pesquisas exploratórias, têm como principal finalidade desenvolver, esclarecer e modificar conceitos e ideias. Apresenta menos rigidez no planejamento e habitualmente o levantamento bibliográfico e documental, entrevistas não padronizadas, estudos de caso e outros. Já as pesquisas descritivas, têm como objetivo principal descrever as características de determinada população, ou fenômeno, ou o estabelecimento de relações entre variáveis.

As pesquisas explicativas têm a preocupação central identificar os fatores que determinam ou que contribuem para a ocorrência dos fenômenos. Este é o tipo de pesquisa que mais aprofunda o conhecimento da realidade, porque explica a razão, o porquê das coisas.

Quanto ao modelo clássico da pesquisa, é recomendado aos pesquisadores uma atitude de absoluta neutralidade em relação ao fenômeno pesquisado, pois segundo Skinner a ciência “é uma disposição para aceitar fatos, mesmo quando eles se opõem aos desejos”.

A pesquisa-ação é concebida e realizada em estreita associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo. No geral os pesquisadores e os participantes representativos da situação ou do problema, estão envolvidos de modo operativo ou participativo. Já a pesquisa participante corresponde principalmente às

Necessidades de populações que compreendem operários, camponeses, agricultores e índios, as classes mais carentes nas estruturas sociais contemporâneas levando em conta suas aspirações e potencialidades de conhecer e agir. É a metodologia que procura incentivar o desenvolvimento autônomo a partir das bases e uma relativa independência do exterior.

O grupo compreendeu ainda que toda a pesquisa tem início com um problema, e que no processo de investigação social, a primeira tarefa é escolher o problema a ser pesquisado. A relevância prática do problema está nos benefícios que podem decorrer de sua solução.

As pesquisas sociais no que parece consenso de parte da maioria dos autores, entretanto, é que todo processo envolve: planejamento, coleta de dados, análise e interpretação e redação do relatório. Cada uma dessas grandes etapas pode ser subdividida em outras mais específicas, dando origem aos mais diversos esquemas, pois visa fornecer respostas tanto a problemas determinados por interesse intelectuais, quanto por interesse prático.

A pesquisa social se mostra de suma importância diante de algumas áreas, sendo assim o campo de serviço social não poderia ficar de fora desse contexto importante no estudo dos aspectos sociais da população englobada na sociedade contemporânea.

Com isso, o profissional de Serviço social tem que possuir um conhecimento da área que irá trabalhar, tendo que realizar o levantamento de dados que possa atrelar a um trabalho coeso, objetivando construir metas para sanar a problemática que possui índices relevantes na população focada.

Com isso, o Assistente Social no âmbito do seu trabalho deve assumir uma postura de busca de informação constante, visando estar sempre atualizado com assuntos precisos e procurando estar focado na atualidade, e um subsídio forte é a pesquisa social que mostrará dados estratégicos que ajudará fortalecer seus conhecimentos para buscar meios que possa ajudá-lo na luta contra a desigualdade social, combate a fome e a miséria entre outros fatores que fazem parte da alçada do seu trabalho.

De fato, que para construir um país igualitário é preciso conhecer sua população, identificar quais as necessidades reais das pessoas que vivem naquele território, compreender os problemas e traçar metas para sanar a situação problemática, objetivando melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. Isso será facilitado através do auxilio de uma pesquisa social, pois a mesma é um processo que , utiliza a metodologia cientifica, permite a obtenção de novos conhecimentos no campo da realidade social.

1-Tema: Adolescentes e Drogas: Uma junção que não combina.

1.1-Delimitação do tema:

Porque o consumo de Drogas lícitas e ilícitas esta cada vez mais prematura entre os adolescentes.

2-Problematização:

* Porque as drogas ilícitas estão cada vez mais acessíveis aos jovens?

* Conscientização ou punições mais severas: Qual a forma mais eficaz de combate?

* Quais são os atrativos vistos pelos jovens, em primeiro grau, no mundo das drogas?

* Porque os adolescentes estão cada vez mais cedo entrando nesse mundo?

3-Objetivos:

3.1-Objetivos Gerais:

* Identificar as faixas de idade do primeiro contato (se tiver havido) do adolescente com algum tipo de droga- Lícita ou Ilícita;

* Identificar o por quê desse primeiro contato.

3.2-Objetivos específicos:

* Aplicar um questionário padronizado acerca da problematização e dos objetivos deste projeto, a fim de identificar Estatisticamente as respostas;

* Observar qual o principal problema

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.5 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com