TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Identidade Corporativa

Pesquisas Acadêmicas: Identidade Corporativa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/7/2014  •  359 Palavras (2 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 2

A marca é o resumo visual que transmite uma informação precisa, como processo de memorização. A função primordial da marca é designar de maneira rápida e concentrada a denominação de um produto e sua relação com a empresa. A empresa moderna é uma estrutura que se torna cada vez mais complexa pela diversificação de seus negócios. Ela também caminha para globalização, como as multinacionais, que operam em escala mundial defrontando-se com as mais variadas culturas. Obrigadas por esses dois motivos a descentralizar a administração de suas operações, as organizações procuram uma identidade comum. A marca corporativa e o logotipo são elemento-chave para o estabelecimento de uma identidade.

“Um programa de identidade corporativa é essencialmente um sistema - um sistema cuidadosamente projetado de todos os elementos visuais que servem como ponto de contato com os diversos públicos” (DIENFENBACH). Segundo Olins, a identidade corporativa mantém uma relação mais próxima com quatro áreas principais de atividades: os produtos e serviços que são fabricados ou vendidos, o ambiente onde eles são produzidos ou vendidos, a comunicação da empresa e dos seus produtos e serviços, e o comportamento das pessoas em sua interação no interior da organização e delas como agentes externos. Todas essas áreas comunicam idéias a respeito da companhia, embora haja diferenças de nível, conforme a modulação dada a cada uma das atividades.

Em algumas empresas, o produto torna-se o mais importante elemento no mix de identidade. Como ele funciona, quanto custa, sua qualidade intrínseca, entre outros, são fatores que condicionam amplamente a identidade de determinadas empresas. O varejo e a indústria do lazer, por sua vez, são os setores de negócios em que o ambiente determina de maneira predominante a identidade da organização, como as acomodações de hóspedes, decoração e alimentação em determinados hotéis. Outras identidades são construídas pela comunicação feita para o produto, que geralmente não apresenta características próprias ou uma personalidade distinta. Já no setor de serviços, o comportamento é um indicador bastante significativo da identidade de uma organização. A maneira como a empresa se comporta com seus funcionários e com todos aqueles com os quais mantém contato determina sua reputação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com