TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Governança Corporativa

Monografias: Governança Corporativa. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/4/2013  •  2.304 Palavras (10 Páginas)  •  1.821 Visualizações

Página 1 de 10

Conteúdo I

Exercício 1

É correto afirmar em Governança Corporativa.I

-É o sistema pelo qual as sociedades empresariais são dirigidas e controladas pelo(s) acionista(s),

II -É o sistema pelo qual os acionistas são controlados pelas autoridades fiscais do Governo,

III- Dá menos autonomia para gestão, ao mesmo tempo em que cria mecanismos para reduzir o risco de apropriação indevida do valor agregado pelos gestores e pela corporação,

IV - Dá mais autonomia para gestão, ao mesmo tempo em que cria mecanismos para aumentar o risco de apropriação indevida do valor agregado pelos gestores e pela corporação,

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):

A A I, apenas

B A II, apenas

C A IV , apenas

D A I e II, apenas

E A III e IV , apenas

Justificativa: De acordo com o IBGC Governança Corporativa é o sistema pelo qual as organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre proprietários, Conselho de Administração, Diretoria e órgãos de controle. As boas práticas de Governança Corporativa convertem princípios em recomendações objetivas, alinhando interesses com a finalidade de preservar e otimizar o valor da organização, facilitando seu acesso a recursos e contribuindo para sua longevidade.

Conteúdo I

Exercício 2

"Governança corporativa é o sistema pelo qual as sociedades são dirigidas e monitoradas, envolvendo os relacionamentos entre acionistas/cotistas, conselho de administração, diretoria, auditoria independente e conselho fiscal. As boas práticas de governança corporativa têm a finalidade de aumentar o valor da sociedade, facilitar seu acesso ao capital e contribuir para a sua perenidade". Esta é uma definição do:

A Michael Porter

B Michael Porter e Kramer

C IBGC em 1995

D IBGC após revisão de 1995

E Todas alternativas ESTÃO incorretas

Justificativa: A primeira edição, lançada em 1999, era focada somente no Conselho de Administração e foi revisada em 2001, passando a incluir recomendações para os demais agentes de Governança Corporativa, como sócios, gestores, auditorias e Conselho Fiscal. O documento foi novamente revisado em 2004, com a atualização do seu conteúdo voltada para as demandas do mercado à época no País.

Conteúdo I

Exercício 3

Na primeira metade dos anos 90, em um movimento iniciado principalmente nos Estados Unidos, acionistas despertaram para a necessidade de novas regras que os protegessem dos abusos da diretoria executiva das empresas, da inércia de conselhos de administração inoperantes e das omissões das auditorias externas. Conceitualmente, a governança corporativa surgiu para superar :

A A desconfiança do Mercado Financeiro para com a Empresa

BA desconfiança do Mercado Financeiro para com os Acionistas

C O conflito de Agência

DA desconfiança dos Acionistas

EAlternativa C ESTÁ incorreta

Justificativa: Conceitualmente, a Governança Corporativa surgiu para superar o "conflito de agência", decorrente da separação entre a propriedade e a gestão empresarial. Nesta situação, o proprietário (acionista) delega a um agente especializado (executivo) o poder de decisão sobre sua propriedade. No entanto, os interesses do gestor nem sempre estarão alinhados com os do proprietário, resultando em um conflito de agência ou conflito agente-principal.

Conteúdo I

Exercício 4

Nos últimos anos, a adoção das melhores práticas de governança corporativa tem se expandido tanto nos mercados desenvolvidos quanto em desenvolvimento. No entanto, mesmo em países de similares idioma e sistemas legais, como EUA e Reino Unido, o emprego das boas práticas de governança apresenta diferenças:

A Na legislação local

B No estilo, estrutura e enfoque

C No estilo e na cultura

D No enfoque

E Alternativa A e B ESTÃO incorretas

Justificativa: Segundo o IBGC o emprego das boas práticas de Governança apresenta diferenças quanto ao estilo, estrutura e enfoque. Não há uma completa convergência sobre a correta aplicação das práticas de Governança nos mercados, entretanto, pode-se afirmar que todos se baseiam nos princípios da transparência, independência e prestação de contas (accountability) como meio para atrair investimentos aos negócios e ao país.

Conteúdo I

Exercício 5

Nos EUA e Reino Unido, onde estão as raízes da governança, os mercados de capitais atingiram grande pulverização do controle acionário das empresas. Já na Alemanha e no Japão, as instituições financeiras participam de forma importante :

A No Capital Social das empresas industriais

B No Conselho de Administração das empresas industriais

C No Mercado Acionário

D Como Advisor na estratégia de Negócios das empresas industriais

E NENHUMA das alternativas ESTÃO corretas

Justificativa: Baseado em artigos publicados pelo Instituto pode afirmar que a questão é completa de maneira correta pela alternativa A, para ser mais preciso o texto pode ser completo dizendo que os países são portanto ativos na administração dos negócios.

Conteúdo I

Exercício 6

As privatizações ensejaram as primeiras experiências de controle compartilhado no Brasil, formalizado por meio de acordo de acionistas. Nessas empresas, os investidores integrantes do bloco de controle passaram a:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com