TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Identidade e herança cultural

Seminário: Identidade e herança cultural. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2014  •  Seminário  •  733 Palavras (3 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 3

Identidade e Heranças Culturais.

No Alto da Serra do Mar, hora tomada pela neblina fica a Vila de Paranapiacaba. Esse bairro do município Santo André, surgiu no século 19 devido a construção da estrada de ferro SPR.

Nos caminhos íngremes da região os indígenas que passavam por ali em direção ao planalto chamavam o local de "Paranã Apiaca Aba" cuja a tradução "Lugar de Onde se vê o Mar".

A Vila de Paranapiacaba possui um rico acervo histórico, natural, arquitetônico, urbanístico e tecnológico, dando a ela um conceito de "Museu a Céu Aberto", que proporciona ao turista uma verdadeira viagem no tempo, podendo ser complementada com o passeio de Trem Expresso Turístico.

Paranapiacaba tem sua identidade fixada como uma pequena cidade serrana com atrativos culturais ecológicos bem definidos e mapeados ao longo da sua historia, tem inúmeros locais turísticos tidos como herança da fundação da cidade como, por exemplo: Igreja de Paranapiacaba, Museu funicular, Pau da missa, o locobreque.

Igreja de Paranapiacaba: A igreja de Paranapiacaba, em sua origem, chamou-se de Capela do Alto da Serra, e recebeu licença quinquenal para celebração de missas pela primeira vez em 8 de agosto de 1884.

Museu funicular: Trata-se da exibição das máquinas fixas do quinto patamar da segunda linha e a do quarto patamar da primeira linha, que transportavam o trem por meio do sistema funicular.

Pau da missa: O "pau da missa" é um eucalipto centenário originalmente utilizado para avisos relacionados às missas de sétimo dia.Devido a sua boa localização, entre a Parte Alta e a Parte Baixa, esta árvore tornou-se um dos símbolos de Paranapiacaba, pois servia como suporte para informações da comunidade, integrando as duas partes da vila.

O locobreque: O "locobreque" tinha a função de frear a composição na descida da serra rumo ao porto de santos, que simultaneamente puxava outra que subia rumo a cidade de paranapiacaba.

Esses pontos turísticos que reúnem características como valores, usos, costumes, leis,personagens, conhecimento, normas, crenças, hábitos, tradições que segundo (Jacqueline Myanaki, Édson Leite, Pedro de Alcântara Bittencourt César, Beatriz Veroneze Stigliano) auxiliam na formação de uma identidade do local e também concepção de patrimônios materiais e imateriais ou até mesmo historias ocorridas no locais sempre lembradas pela população local tidos como herança cultural.

Planejamento do Turismo, imagem e identidade.

Segundo Graciella Menezes (2005) o planejamento do turismo é uma ferramenta de gestão de destinos, focada na percepção do panorama atual em que o destino se encontra nos possíveis panoramas futuros. Construindo metodologicamente um trâmite que possibilite guiar o destino do panorama atual para o futuro desejado utilizando de forma eficiente os recursos disponíveis para este fim.

Tendo em vista isso o planejamento turístico em paranapiacaba e voltado com a imagem de uma vila colonial.

A imagem da cidade, no entanto é ramificada, pois a cidade conta com os seus patrimônios materiais e imateriais da época de sua fundação como anteriormente citadas, mas também conta com trilhas serranas uma das mais famosas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com