TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Identificação De ácido Carboxilico

Ensaios: Identificação De ácido Carboxilico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2014  •  1.029 Palavras (5 Páginas)  •  1.758 Visualizações

Página 1 de 5

4. MÉTODOS

4.1. Teste com Hidróxido de Sódio

Substancia a serem testadas: Hidroxido de sódio a 10%, acido benzoico 23,03g.

Procedimentos: Em um tubo de ensaio, adiciono-se 1ml de solução aquosa de hidróxido de sódio a 10% e uma pequena quantidade de acido benzóico.

4.2. Teste com Cloreto Férrico

Substancia a serem testadas: Fenol e Cloreto Férrico

Procedimento: Dissolveu-se 15mg da amostra de fenol, foi adicionado 5 gotas de solução de cloreto férrico a 3%. Depois de agitado ficou com coloração branca, antes da adição da adição de cloreto férrico.

4.3. Teste do pH

Substancia a serem testadas: Acido Benzóico, álcool, Anilina

Procedimento para analise do pH: Dissolveu uma pequena quantidade de acido benzóico em cerca de 2ml de álcool não houve alteração da cor, em um outro tubo colocou uma gota de anilina (pH baixo) em 1ml de água, em seguida fez o teste com o papel indicador.

4.4. Teste com Bicarbonato de Sódio

Substâncias a serem testadas: Ácido Benzóico, Bicarbonato de sódio

Procedimento: Foi adicionado cerca de 11mg da solução de acido benzóico em 2ml da solução de bicarbonato de sódio a 5%.

5. RESULTADOS E DISCURSÃO

Inicialmente foi feito um teste com hidróxido de sódio Foi utilizado os reagentes, hidróxido de sódio (base) e ácido benzóico (ácido). As reações, ácido-base são fundamentais para o entendimento das reações dos compostos orgânicos.

A porção acídica do ácido benzoico é o grupo carboxilica e ele reage com uma base para formar um sal. Por exemplo, ele reage com o hidróxido de sódio (NaOH) para produzir o benzoato de sódio, um composto iônico (C6H5COO-Na+). Ao analizarmos a amostra foi observado que nenhuma reação ocorreu, mesmo esta tendo ficado em repouso por 30min. (figura 1 e 2)

O segundo teste foi realizado com o Cloreto férrico. Os fenóis formam complexos coloridos com íon Fe3+. A coloração varia do azul ao vermelho. O teste do cloreto férrico pode ser efetuado em água, metanol ou em diclorometano. Apos adição do cloreto férrico obtivemos a coloração violeta escuro como a mostra a figura 3 e 4

No terceiro procedimento foi o teste do PH, na reação entre ácido benzóico em cerca de 2ml de álcool identificou-se ácido carboxílico, nesta reação obtivemos o pH 3. Na reação com fenilanina (anilina) em 1 mL de água Identificou-se amina. As aminas são substâncias com caráter básico, interagem com água para produzir íons hidróxidos. O pH da solução resultante normalmente é maior que 7, nesta reação obtivemos o pH 8 , sendo assim uma base. O sinal negativo na definição do pH significa que, quanto maior for a concentração molar de H3O+ , menor será o pH, (figuras 5,6 e 7)

O quarto teste realizado com bicarbonato de sódio e acido benzóico 11g, houver o borbulhamento, na reação, o que significa que ocorreu a liberação de gás carbônico CO2 o que indica presença de componentes ácidos na reação. (figuras 8 e 9)

4. MÉTODOS

4.1. Teste com Hidróxido de Sódio

Substancia a serem testadas: Hidroxido de sódio a 10%, acido benzoico 23,03g.

Procedimentos: Em um tubo de ensaio, adiciono-se 1ml de solução aquosa de hidróxido de sódio a 10% e uma pequena quantidade de acido benzóico.

4.2. Teste com Cloreto Férrico

Substancia a serem testadas: Fenol e Cloreto Férrico

Procedimento: Dissolveu-se 15mg da amostra de fenol, foi adicionado 5 gotas de solução de cloreto férrico a 3%. Depois de agitado ficou com coloração branca, antes da adição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com