TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ácido graxo é um ácido carboxílico (COOH) de cadeia alifática

Por:   •  17/9/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.630 Palavras (11 Páginas)  •  806 Visualizações

Página 1 de 11

Ácidos graxos

  1. Introdução

Ácido graxo é um ácido carboxílico (COOH) de cadeia alifática. São considerados componentes orgânicos, ou em outras palavras, eles contêm carbono e hidrogênio em suas moléculas. Estes ácidos são produzidos quando as gorduras são quebradas. São pouco solúveis em água (quanto maior a cadeia carbônica, menor a solubilidade), e podem ser usados como energia pelas células

Os ácidos graxos são encontrados em óleos vegetais e gorduras animais, e são considerados "gorduras boas", por isso devem estar incluso na alimentação. Principalmente os ácidos graxos poli-insaturados (ácidos graxos essenciais) aquele que o corpo não produz.

A alimentação humana balanceada deve conter ácidos graxos essenciais que são necessários para manter os níveis saudáveis de lipídios no sangue. Eles também são necessários para uma coagulação sanguínea adequada e para regular a pressão arterial

Os ácidos graxos podem ser saturados ou insaturado nos saturados, os átomos de carbono estão ligados entre si com ligações simples e os insaturados tem ligações simples e dupla

Ácidos graxos saturados são geralmente sólidos à temperatura ambiente. Exemplos de alimentos ricos em gorduras saturadas incluem banha, manteiga, creme de leite, ovos, carne vermelha e gorduras sólidas.

Ácidos graxos insaturados são divididos em mono e poliinsaturados, são líquidos em temperatura ambiente são ácidos de cadeia media e curta. Exemplos de alimentos com gordura insaturada nozes, abacate, óleo de girassol, óleo de milho.

  1. Objetivos

As atividades tem como objetivo avaliar a solubilidade dos ácidos graxos e lipídeos. Realizar a saponificação para que possa avaliar a contaminação ambiental.

  1. Material e Métodos
  1.  Óleos vegetal e animal

Foram usados diferente tipos de ácidos graxos sendo eles ácido esteárico, ácido oleico, gordura animal, gordura vegetal e colesterol.

  1.  Teste de solubilidade  

Foram utilizados 10 tubos de ensaio com 2ml de amostra em cinco destes tubos foram adicionada H2O nos outros cinco tubos que restaram foi adicionado CH3CH2CH.

  1.  Teste de Saponificação

A formação do sabão foi feito da seguinte maneira num recipiente foi adicionado 50 gotas de gordura vegetal mais 15 ml de potássio alcoólica KOH/ etanol aquecido por 30 minutos. (Imagem1 e 2)

  1. Teste de contaminação ambiental

Foram utilizados 3 tubos de ensaio denominados tubo 1, 2 e 3. No tubo 1 foi adicionado sabão mais ácido acético no tubo 2 foi adicionado sabão mais NaCl(aq), no tubo 3 foi adicionado sabão mais CaCl(aq).

  1. Resultados e Discursão
  1.  Teste de solubilidade

          Todas as amostra foram insolúveis em agua por que agua é um solvente polar (ligação de hidrogênio e dipolo-dipolo) enquanto que as amostras possuem cabeça apolar que predomina a parte hidrofóbica que é a parte apolar.

Todas as amostra foram solúvel ou parcialmente solúvel em CH3CH2CH porque o álcool apresenta três formas intermoleculares: ligação de hidrogênio dipolo-dipolo e de Van der Waals forças essas encontrada também nas amostras analisadas.

  1.  Teste de contaminação ambiental

No tubo 1 foi representado no ambiente aquático ácido portanto os sabões em meio ácido solubilizam mais voltam a formar gordura.

No tubo 2 representou um ambiente de agua salina.

No tubo 3 representou agua dura com alta concentração de cálcio.

  1. Conclusão

Constamos que no experimento que lipídeos e ácidos graxos são solúveis em solventes apolares.

        Os sabões de sódio ou potássio na presença de agua dura formam um complexo pouco solúvel contaminando ambiente

O sabão de potássio na presença de agua salina como de agua litorâneas e de alguma regiões do pantanal reagem com sódio formando sabão de sódio(duro).

  1. Anexos

[pic 1]

Imagem 1

[pic 2]

Imagem 2

  1. Referências
  • http://quimicanova.sbq.org.br/imagebank/pdf/Vol19No4_400_v19_n4_10.pdf
  • Caderno de bioquímica

Glicose

  1. Introdução

A glicose é um monossacarídeo do grupo dos carboidratos o mais importantes As células do corpo usam a glicose como fonte de energia pelo ciclo de Krebs nas mitocôndrias e é um metabólico intermediário.

Sua estrutura é bem simples sendo representada por seis carbonos e um grupo aldeído podendo ser representada na forma de cadeia aberta (acíclica), fechada (cíclica) onde se mantém em equilíbrio.

A regulação da glicose é feita no pâncreas  sendo que quando os níveis de glicose estão altos o pâncreas libera insulina para que seja feita sua quebra e eliminação em forma de energia; quando os níveis estão baixos o pâncreas libera glucagon para que a glicose seja transformada em glicogênio no fígado.

Quando o nível de glicose está muito alto, ocorre a hiperglicemia e deve ser feito o controle. Quando esse nível estiver baixo o quadro é de hipoglicemia que também deve ser controlado para que não haja evolução.

  1. Objetivos

Essa pratica tem como objetivo determinar a quantidade de glicose.

  1. Metodos e Material

Tubos

Branco

Teste

Padrão

Absorbância

Amostra

 -----

10ml

 -----

Padrão

 -----

 -----

10 ml

Reagente de cor

1000ml

1000 ml

1000 ml

  1. Material e Métodos
  1.  Deixar os reagentes em repouso até a temperatura ambiente
  2.  Identificar os tubos
  3.  Homogenizar os tubos e encubar por 10 minutos a temperatura (15° à 30°C)
  4. Ler a absorbância do padrão (Ap) e do teste (At) zerando o aparelho com o branco a 500nn. Cp =100mg Ap = 0,333 At = leitura da amostra.
  1. Resultado e Discursão

   Ct = 300 x a amostra [pic 3]

Branco: calibrar o equilíbrio

Transmitância: 0 a 89,3%

Absorbância: A = 0,500

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (322.9 Kb)   docx (280.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com