TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Identificação de uma oportunidade

Por:   •  5/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  325 Palavras (2 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 2

Identificação de uma oportunidade

Por (Nakagawa,2013) cita-se os empreendedores emergentes, que tem idéias e deseja transformá-las em dinheiro, sugerindo uma análise de ideias a fim de identificar a melhor oportunidade, propondo uma serie de perguntas que relaciona aspectos internos e externos do negócio onde exemplifica de que toda boa oportunidade empreendedora deve resolver um problema, também cita “a Hierarquia das Necessidades” de MASLOW (1943) onde ele dividiu as necessidades (problemas) das mais básicas (fisiológicas/sobrevivência) até as mais simbólicas (autoestima e autorealização).

Dos 4 critérios relacionados aos aspectos externos, pergunta- se: traz benefício claro para o cliente? O tamanho do mercado é adequado? Há potencial de rentabilidade e lucratividade? A ideia é diferenciada/ inovadora?. Quanto aos aspectos internos, nesse quesito é destacado que a ideia escolhida deve ser avaliada também por critérios pessoais, citando as perguntas: Representa uma paixão pessoal? Caracteriza um desafio intelectual que motiva agora e a médio/longo prazo? Tem um mercado consumidor amplo?.Assim, considerando todos esses aspectos, o autor saliente que há outros pontos atenuantes, pois há pessoas que não têm um negócio muito inovador, apenas um modelo tradicional que ofereça um produto de altíssima qualidade.

Já se segundo (Castanharo, 2015),objetiva-se de forma lógica e coerente que o empreendedor tem de estar preocupado com o risco e o retorno desejado, seguindo a linha de pensamento de ganhos rápidos. Salienta a observação dasnecessidades/ problemas a oportunidade em questão quer atingir; foco no público alvo e qual o tamanho de mercado que se deseja alcançar, preocupando-se com a inovação pois, se diferenciar de outras oportunidades é mais atrativo aos olhos de clientes e possíveis investidores.

O autor segue pela importância de observar bem preceitos como fluxo de pessoas, a frequência de repetição de certos hábitos, ao mesmo tempo sair da zona de conforto as vezes a busca de informações a cerca daquilo que esta sendo investido na região, prepara o empreendedor para possíveis elos comerciais e a busca por abrangência de mercado e diferenciação para boas e novas perspectivas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (42.5 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com