TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ideologia

Seminário: Ideologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2014  •  Seminário  •  366 Palavras (2 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 2

A ideologia é um instrumento de justificação política, que determinado grupo utiliza, para manifestar seu pensamento, mostrando suas posições sociais e acabam passando por legítimas e necessárias. A ideologia vem com os elementos de conflitos, e então eles precisam de um sistema teórico-prático para legitimar essas ideias. Ela é intrínseca, na construção científica, tanto ao sujeito como ao objeto, já que ambos possuem a mesma identidade. Porém, ela possui muitas faces, que são:

a) Do ponto de vista do conhecimento, ela é uma deturpação da realidade, já que manipula a forma com que você olha, como exemplo, para um dado estatístico, o que acaba transformando totalmente os números mostrados.

b) Do ponto de vista da prática, ela pode ser a falsa consciência, que escamoteia os reais conflitos.

c) Do ponto de vista dos movimentos sociais, é elemento de coesão, através das ideias-força, que são as ideias que impulsionam o grupo, através de uma crença em comum.

d) Do ponto de vista dos desiguais, a ideologia se apresenta em duas direções: conhecimento e a subversão da ordem. Ou seja, os que dominam tentam convencer para continuar no poder e os que são dominados ou aceitam essa imposição ou lutam contra, através da contra ideologia.

Esses são as várias faces que a ideologia pode apresentar, e, para legitimar a situação, ela procura vários disfarces, evitando, assim, a contestação. Disfarces clássicos da desigualdade são:

a) Ordem natural (raças superiores): Este é um disfarce em que tentam impor a existência de ordem natural, em que uns são superiores aos outros. Um exemplo é o nazismo, em que tenta impor a ideia de que eles nasceram naturalmente como uma raça superior.

b) Ordem divina: Alguns teriam recebido um “dom alienável de comando na sociedade”, um exemplo é a ideologia de que os reis eram representantes divinos na Terra.

c) Ideais com aparente liberdade: Muitas ideias tentam mostrar a igualdade de oportunidades em uma certa sociedade, porém, é fácil perceber a relação de mais oportunidades para quem possui condições econômicas melhores. Um exemplo são as pessoas que saem da pobreza e ficam ricos, contudo, isso é uma exceção, e a ideia de que só depende da pessoa melhorar sua condição econômica é dada como verdadeira pelo modo de produção capitalista.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com