TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ideologia Alemã

Casos: Ideologia Alemã. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2014  •  1.714 Palavras (7 Páginas)  •  1.124 Visualizações

Página 1 de 7

1) Qual é a crítica de Marx aos hegelianos? Estabeleça uma relação entre os velhos e os novos hegelianos.

A crítica de Marx para os hegelianos era a crítica das representações religiosas, ou seja, partindo-se das representações da religião e da teologia que pretendiam alcançar à esfera das representações metafísicas, políticas, jurídicas e morais, e com isso declarou-se que toda relação dominante era uma relação religiosa e tal com os seus diversos cultos: cultos do direito, do Estado, da moral.

Jovens e Velhos hegelianos consideravam tais representações - produtos da consciência tomada automaticamente por influência de um Espírito onipresente - como os autênticos elos que sempre uniram as sociedades humanas, e para alcançar relativa autonomia os indivíduos devem trocar a sua consciência atual por uma consciência humana e ou críticas.

2) Explique o que é produção da vida material.

A produção da vida material refere-se à produção das inúmeras coisas necessárias à manutenção físicas dos indivíduos, além disso também, dimensiona a vida social, política e a intelectual.

3) Como Marx define o poder social?

Marx define o poder social como a força produtiva multiplicada que nasce da cooperação dos diversos indivíduos, condicionada pela divisão do trabalho, não aparece a esses indivíduos como sendo sua própria força conjugada. pag. 30.

4) Marx não se preocupa com a natureza individual, pois para ele só existe o indivíduo historicamente determinado. Explique.

Porque para Marx a consciência nunca pode ser mais que o ser consciente; e o ser dos homens é o seu processo de vida real, ou seja, não é a consciência dos homens que determina o ser social, mas o ser social é que determina a consciência. O pensar decore da condição de vida social que o indivíduo leva. São os homens que produzem suas representações, suas ideias, etc., mas os homens reais, atuantes tais como são condicionados por um determinado desenvolvimento de suas forças produtivas e das relações que a elas correspondem, inclusive as mais amplas formas que esta podem tomar.

5 ) A divisão do trabalho domina os homens ao invés de ser controlada por eles. Porque? Explique detalhadamente como Marx apresenta a divisão do trabalho.

Por que a divisão do trabalho é motivada pela contradição existente entre o interesse do indivíduo isolado ou da família isolada e o interesse coletivo de todos os indivíduos que mantêm relações entre si; ou seja, a dependência recíproca dos indivíduos entre os quais o trabalho é divido.

A divisão do trabalho se torna efetivamente divisão do trabalho a partir do momento em que se opera uma divisão entre trabalho material e trabalho intelectual.

A divisão do trabalho provoca a separação entre trabalho agrícola, comercial e industrial. Os três tipos podem ser exercidos por cooperação ou pra exploração.

6) Marx associa o desenvolvimento da divisão do trabalho com as diferentes formas de propriedade. Explique:

Cada novo estágio de divisão do trabalho determina, igualmente, as relações dos indivíduos entre si no tocante à matéria, aos instrumentos e aos produtos do trabalho.

1ª forma de propriedade = Tribal: corresponde ao estágio rudimentar da produção em que o povo se alimenta da caça e da pesca, do pastoreio ou eventualmente da agricultura. Nesse estágio, a divisão do trabalho é ainda muito pouco desenvolvida e representa apenas uma extensão maior da divisão natural que ocorre na família.

2ª forma de propriedade = Comunal e propriedade do Estado, encontrada na Antiguidade e proveniente, sobretudo da reunião de várias tribos em uma única cidade, por contrato ou por conquista, e na qual várias tribos em uma única cidade, por contrato ou pra conquista. A divisão do trabalho já aparece aqui mais avançada.

3ª forma de propriedade = Feudal ou a dos diversos estamentos. Essa estrutura, da mesma forma que a propriedade comunal, era uma associação contra a classe produtora dominada, só que a forma de associação e as relações com os produtores são diferentes pelo fato de serem diferentes as condições de produção. No apogeu do feudalismo, a divisão do trabalho pouco se desenvolveu.

7) Dizer que a vida material condiciona a vida intelectual é o mesmo que dizer que as relações de produção determinam a consciência. Explique:

A estrutura social do indivíduo está na sua existência rela que é representada pelo seu trabalho e sua produção material. O nosso jeito de ser e pensar é determinado pelas relações sociais de produção. A consciência humana é determinada a pensar aa ideias oriundas das condições materiais.

8) Como Marx explica o desenvolvimento da consciência?

O desenvolvimento da consciência surge da necessidade de se aplicar uma reação real e efetiva contra as imposições sociais e do Estado, que para Marx deveria ser feito mediante uma revolução, contrapondo o pensamento anterior da crítica a certos pontos dessas relações.

9) Para Marx os homens devem estar em condições de viver para fazer história. Quais são os atos históricos do homem? Explique-os.

O primeiro ato histórico é a produção. Para a existência de uma sociedade é necessário que os indivíduos tenham uma vida. Portanto, é a produção dos meios que permitem satisfazer as necessidades básicas: beber, comer, morar, vestir-se entre outros.

O Segundo ato histórico é a reprodução. As necessidades vão aumentar de acordo com novo ser. É necessário trabalhar mais para suprir as necessidades.

O terceiro ato histórico é o intercâmbio. O homem tem que, necessariamente, se relacionar com outros homens, seja por relações de exploração ou cooperação.

Esses três fatores formam a consciência do ser, em que se encontra o mundo inteligível.

10) Por que produzir a vida é uma relação natural e social ao mesmo tempo?

"Porque produzir a vida tanto é a sua própria vida pelo trabalho, quanto a dos outros pela procriação."

Natural porque o homem precisa trabalhar para manter suas necessidades básicas. Social no sentido em que se estende com isso a ação conjugada de vários indivíduos, sejam quais forem suas condições, forma e objetivos.

11) Para Marx toda

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com