TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ilha Das Flores

Casos: Ilha Das Flores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2013  •  488 Palavras (2 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 2

O protagonista da história é um tomate podre. A princípio, conhecemos onde ele nasceu e como chegou à casa de uma consumidora, sempre dando ênfase e satirizando de uma forma espontânea e divertida os processos, tanto sociais como econômicos, que transportaram este tomate. Depois, o primeiro foco do curta aparece: o problema ambiental que o lixo causa. Conhecemos a Ilha das Flores, que é o lugar para onde vai o tomate podre que aquela consumidora julgou não servir para sua alimentação. Ao chegar neste local, que é um grande depósito de lixo, o tomate é novamente selecionado, agora para servir de alimento para os porcos. O tomate também não passa por este teste e é aí que observamos o verdadeiro sentido do documentário.

Ao ser desprezado como alimento para os porcos, o tomate podre fica a mercê da população que reside próximo ao lixão. Estas pessoas se alimentam do que é “deixado pelos porcos”. Esta é a verdadeira temática do documentário, que utiliza uma linha de raciocínio em que tudo pode ser explicado com enunciados lógicos. Tudo menos a liberdade, que é "palavra que o sonho humano alimenta, que não há ninguém que explique, e ninguém que não entenda". E esta liberdade está diretamente ligada aos fatores socioeconômicos que o ser humano possui, ou não possui, como é o caso dos habitantes da ilha das Flores.

A intensa dualidade entre temas tão importantes, tratados de uma maneira tão impessoal, dá ao documentário características singulares. Características essas, que impressionam a qualquer um que o assistir. Nuances de humor, porém, com um enfoque tão dramático, tudo isso tratado com o mais puro cientificismo enciclopédico. O documentário “Ilha das Flores” com certeza marcou-me profundamente, tais como suas questões filosóficas e sociais, que nos remetem ao pensamento de mudança, de atitude e ao mesmo tempo, de impotência.

Mostra a dura realidade enfrentada pelo ser humano mediante as conseqüências da bruta globalização da miséria. Onde muitos indigentes têm que disputar sua alimentação com os porcos. Observamos que o ser humano, apesar de ter a capacidade de raciocinar, não tem a mesma oportunidade, uns por comodidade outros por circunstâncias alheias as suas vontades.

Este filme retrata a desigualdade social que existe no mundo contemporâneo principalmente nos países subdesenvolvidos onde a ma distribuição de renda e a falta de oportunidade de educação gera bolsões de pobreza principalmente nas periferias dos centros urbanos, onde a violência aumenta cada dia.

Também retrata a realidade subumana do cidadão excluído neste país. Essa degradação humana é reflexo de uma política econômica e social perversa, imposta e estabelecida há décadas por aqui, que aniquila os sonhos e as perspectivas de uma vida decente dessas pessoas.

Ilha das Flores é um curta que nos remete a questionar a tamanha estupidez causada pela desigualdade social e que nos leva a um momento doloroso de reflexão acerca dos problemas causados pela "péssima" distribuição de renda e até a própria condição que nós mesmos nos colocamos numa sociedade altamente consumista.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com