TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ilha Das Flores

Artigo: Ilha Das Flores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2014  •  445 Palavras (2 Páginas)  •  559 Visualizações

Página 1 de 2

Ilha das Flores

Refletir sobre a complexidade da questão do tratamento do lixo e compreender como pessoas em situação de extrema pobreza recorrem a ele em busca de alimentos e fonte de renda.

Considerado um dos melhores documentários da história do cinema nacional, Ilha das Flores retrata a realidade do tratamento dos resíduos sólidos no Rio Grande do Sul. Apesar de o filme já ter duas décadas, pouco mudou nos lixões gaúchos e brasileiros, ainda que haja uma maior consciência sobre a necessidade da reciclagem. Este documentário retrata, não só sobre os resíduos sólidos mas também para mostrar a desigualdade social. "O que é lixo para alguns é fonte de subsistência para outros.

Ilha das Flores. É, na verdade, um lugar em Porto Alegre (RS) para depósito de lixo. O curta-metragem de mesmo nome acompanha a colheita, compra e descarte de um tomate, que vai parar na ilha, junto com outros alimentos que foram descartados por milhares de pessoas na cidade. Alimentos que são destinados aos porcos do dono do terreno em questão e, depois, são deixados lá para que os moradores de Ilha das Flores possam recolher o que puderem. Em grupos de 10, em cinco minutos.O filme de 13 minutos retrata o desperdício oriundo dos processos de produção e consumo atuais e como o capitalismo gera desigualdade social, interferindo na liberdade do ser humano.

O filme relata dois temas principais: os padrões de produção e consumo das sociedades e a influência do dinheiro (e a falta dele) na vida das pessoas. Sobre o primeiro, fica bem evidente como produzimos demais, consumimos demais e depois não sabemos o que fazer com os resíduos que sobram e viram lixo. A questão é que não sabemos como lidar com o lixo. Desaparecer da frente de casa não significa desaparecer do planeta.

E muita coisa jogada fora ainda podia ser consumida.

Poucos com muito e muitos com pouco. A liberdade tão sonhada e apreciada pelos seres humanos é posta à prova quando envolve dinheiro, que pode ser uma algema para uns e um passaporte para outros. O filme propõe uma reflexão a partir do poder que o dinheiro tem na vida das pessoas, a ponto de tirar a sua liberdade. Esta é outra situação com a qual as sociedades e os governos não sabem lidar. Assim como o lixo é excluído, essas pessoas também são. Vivem à margem, sem (ou com pouquíssimas) oportunidades, devido à falta de dinheiro.

Relacionando conflitos sociais, ambientais, econômicos e culturais, Ilha das flores sai da zona de conforto para provocar reflexões sobre individualidade, liberdade, opressão, exageros, desperdício, sonhos. Com uma narrativa rápida que não muda de tom, o filme questiona a racionalidade da espécie humana.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com