TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Iluminaçao Zenital

Artigo: Iluminaçao Zenital. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/4/2013  •  1.187 Palavras (5 Páginas)  •  978 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

A luz natural sempre teve um papel importante na arquitetura, do ponto de vista estético e simbólico, e em relação ao conforto e à iluminação funcional. Pois, a luz natural pode proporcionar efeitos singulares em um determinado espaço, dando-lhe identidade própria, criando aspectos cenográficos e características relevantes marcantes. No entanto, para se projetar com a luz natural garantindo uma iluminação eficiente na realização de qualquer tarefa proporcionando um ambiente visual agradável, torna-se necessário conhecer suas vantagens e desvantagens.

ILUMINAÇÃO ZENITAL

Iluminação zenital é aquela onde a luz natural penetra no ambiente através de aberturas situadas na cobertura de uma edificação. É uma das formas de iluminar naturalmente e obter uma boa distribuição da luz no ambiente. Características da Iluminação Zenital: É adequada para locais profundos e grandes espaços contínuos.

Características

As janelas sempre tiveram grande importância na determinação da forma e do caráter dos edifícios. Fatores de segurança, estruturais e tecnológicos também tiveram sua importância.

A distribuição da luz natural diminui muito rapidamente à medida que nos afastamos da janela.

A boa iluminação está associada à adequada localização das janelas. Em áreas de trabalho é recomendável que as áreas envidraçadas sejam distribuídas homogeneamente na fachada e se estendam até o forro.

Os peitoris envidraçados abaixo do plano de trabalho não contribuem para a iluminação.

A iluminação zenital oferece maior uniformidade e maior iluminância média sobre a área de trabalho do que uma superfície iluminante lateral.

Não se deve ter área iluminante zenital superior do que 10% da área do piso, pois isso pode implicar em problemas térmicos. Apresenta maior necessidade e dificuldade de manutenção do que o lateral.

Já que estes tendem a acumular sujeira e diminuir rápida e sensivelmente a transmissão da luz; Maior dificuldade para a localização dos elementos de controle, proteção solar e ventilação.

Propicia naturalmente boa ventilação natural pela facilidade de propiciar o efeito chaminé.

A distribuição da luz no interior de um ambiente construído dependerá da forma e distribuição dos elementos zenitais, da forma dos seus dimensionamentos, da orientação dos elementos, bem como, do pé-direito do local.

Segundo Nelson Solano & Joana Gonçalves, o controle do ambiente não é a totalidade da arquitetura, mas deve ser parte da ordenação básica de qualquer projeto.

O arquiteto deve fazer do controle da luz, do som e do calor um problema seu. Pára que isso seja possível utiliza-se estratégias, como:

• A luz direta deve ser evitada no plano de trabalho;

As paredes podem ser usadas como fonte de reflexão da luz;

• Placa sombreadora para evitar luz direta e redirecionar a luz;

• Para uma dada superfície de área, um brise maior é mais eficiente do que vários menores na captura e redirecionamento da luz;

Elemento refletor da luz direta do sol e da luz refletida na cobertura;

• Tirar partido dos elementos refletores da luz;

Controle da luz no interior do domus através de brises fixos ou móveis.

Iluminação Zenital

Tipologia

A distribuição de luz no interior de um local iluminado zenitalmente dependerá da forma dos elementos zenitais adotados no projeto.As tipologias de aberturas zenitais são:

- SHEDS

O shed é muito utilizado em fábricas, especialmente quando não é possível obter luz lateral, ou está deficiente pela excessiva largura do corpo do edifício.

Caracteriza-se por telhados em forma de dentes de serra (faces de pouca inclinação alternadas com outras quase verticais). Essas últimas são envidraçadas.

Fornecem uma iluminação em torno de três quartos do valor obtido com a mesma superfície iluminante localizada continuamente sobre um teto horizontal.

Pede uma estruturação mais elaborada da cobertura. Pois, para proporcionar iluminação e ventilação precisam ser guarnecidos com caixilhos ou com algo que possibilite essas funções, impedindo a penetração de chuvas.

Seu melhor desempenho é quando orientado a sul para latitudes compreendidas entre 24° e 32° S, no caso do Brasil.

• LANTERNINS

O lanternim, abertura na parte superior do telhado, ideal para se conseguir boa ventilação, já que, permite a renovação contínua do ar pelo processo de termossifão resultando em ambiente confortável.

Sua melhor orientação, no caso do Brasil, é Norte-Sul.

• TETO DE DUPLA INCLINAÇÃO

O teto de inclinação dupla que contém superfícies iluminantes possui quase a mesma eficiência de um teto horizontal com superfícies envidraçadas, é da ordem de 90% de eficiência, todavia, normalmente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com