TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de Marketing Zenitê

Por:   •  13/4/2016  •  Resenha  •  654 Palavras (3 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 3

ZÊNITE DISTRIBUIDORA

Observando o cenário atua o da Zênite, podemos observar várias oportunidades de melhorias e revisões nos processos e na sua estrutura organizacional.

Em primeiro lugar a questão de localização. Apesar de historicamente ligada à Santa Maria, é inegável que estar próximo ao seu faturamento seja a melhor opção. Tanto em relação à recursos humanos quanto à logística geral, Eldorado do Sul mostra-se como melhor opção para suprir as necessidades atuais e futuras da organização, uma vez que está mais próxima dos grandes centros consumidores do estado. Já a atual Matriz em Santa Maria, poderia passar a atender as regiões de interior e cercanias.

Com essa reestruturação, aproximar o corpo organizacional, pode trazer diversos benefícios como agilidade na troca de informações e decisões cotidianas. As gerências de RH, TI, Operações, Financeiro e administrativa passariam a se integrar de maneira a otimizar os processos que vão de encontro com os serviços prestados.

Tratando mais especificamente do departamento comercial, a criação de coordenadorias divididas por regiões poderia ser de grande valia para a otimização dos processos de vendas e tiragens de pedidos.

Em operações o mesmo modelo poderia ser seguido com a criação da coordenadoria de logística tanto em Santa Maria quanto em Eldorado do Sul.

Em relação aos produtos uma nova organização deve ser realizada. Primeiro a identificação dos produtos que têm menos tiragem e verificar se a continuidade de comercialização é viável. A separação por segmento pode ser interessante a fim de organizar e ter um maior controle sobre os itens comercializados.

Como já é identificado que 7 mil clientes são ativos vale realizar uma nova campanha (que pode ser dirigida com a criação de um departamento de Marketing) que visaria manter os clientes em sua condição de ativos e verificando a possibilidade de aumento nas venda. Já aos 3 mil que estão inativos campanhas e incentivos de torná-los ativos novamente com promoções e condições especiais para compra.

Criação de processos personalizados para Micro, Médias e Grandes empresas com o intuito de atender de forma mais atrativa fidelizando e colhendo métricas de comportamento de compras e consumo dos clientes. Isso faria com que o atendimento ficasse mais assertivo e eficiente. Esses segmentos, tendo setores da empresas dedicados à eles, poderiam criar condições de pagamentos e cobrança. Um sistema para integração dos clientes e a empresa seria uma grande oportunidade para que a tiragem fosse atendida de acordo com a demanda.

Em relação ao processo de vendas, investir na especialização dos vendedores apresenta-se como uma ótima opção visto que, já houve uma experiência anterior com resultados positivos e a implantação desse cenário faria com que confusões em relação aos produtos e tiragens diminuíssem trazendo mais efetividade aos negócios da empresa.

Em relação à logística, há de se considerar uma terceirização do serviço, dando liberdade para a empresa apenas realizar a tiragem de pedidos e focando seus esforços em um melhor atendimento. Isso pode vir a acontecer com o desmembramento do setor de armazéns e transportes que reivindica maior autonomia. Vale lembrar que a prática de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (60.5 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com