TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento Estratégico Zenite Distribuidora

Monografias: Planejamento Estratégico Zenite Distribuidora. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/4/2014  •  479 Palavras (2 Páginas)  •  1.976 Visualizações

Página 1 de 2

1. Apresentação:

A empresa Zênite distribuidora se trata de uma companhia considerada nova, por não estar a tanto tempo no mercado de produtos, porém é uma empresa de excelente reputação, e que vem se desenvolvendo cada vez mais. Entretanto, esse crescimento irrefletido e descontrolado requer uma mudança de estratégia. Por isso foi deparada a necessidade da elaboração de um planejamento estratégico e um plano de ações para ajudar a diretoria da empresa a se reorganizar.

2. Fragilidades Identificadas:

Analisando o caso da Zênite distribuidora foram constatados inúmeros pontos de instabilidade. Se trata de uma empresa familiar com apenas 25 anos de atuação no mercado que, possui sua sede em Santa Maria, porém 70% de seu faturamento vem de sua filial em Eldorado do Sul, na grande Porto Alegre. Devido ao seu ágil crescimento a empresa se empenhou apenas com relação à parte comercial, focando especialmente nas vendas e negligenciando outras áreas que dependem desse setor. A empresa tem como filosofia “atender a qualquer pedido, não importando seu valor ou número de itens a serem entregues”, no entanto os clientes de grande porte são tratados de forma privilegiada, principalmente com referência às formas de pagamento. Nesse caso, se vê necessária equidade entre clientes. Outra situação muito importante é a falta de qualificação dos vendedores, o que pode ser um grande empecilho para a organização, pois se os mesmos não apresentam o resultado calculado, não proporcionam assim o lucro previsto para a empresa em questão. Por representar um grande espaço da empresa que fica parado, resultando em mais gasto do que lucro, os estoques também devem diminuir ao máximo.

3. Plano de ações:

Nós, como equipe gestora de reestruturação organizacional pretendemos apontar projeções para avanço, a médio e longo prazo, dos pontos considerados fracos. O primeiro quesito a ser tratado deve ser o treinamento da equipe de vendas e divisão da mesma em setores por seção de produtos. Muito importante também será traçar metas de vendas para esses trabalhadores, onde um bônus será dado para aqueles que alcançarem uma solução mais satisfatória, incitando dessa forma melhores resultados por parte dos vendedores. Como o faturamento maior da empresa, cerca de 80%, está em menos de 3 mil itens, as mercadorias de menor giro devem ser eliminadas dos depósitos, permanecendo apenas as mercadorias de maior saída. A criação de um site e catálogos para facilitar o contato dos clientes com os produtos, assim como um cadastro de todos os clientes ativos, que atualmente está em torno de 7 mil clientes, para favorecer o controle e comunicação com os mesmos, é significativa. Adotando o modelo de redirecionamento de mercadoria sem armazenagem prévia, conhecido como “cross docking”, os custos com estoques seriam radicalmente reduzidos. Parte do valor economizado pode ser usado para aperfeiçoamento da logística, auxiliando na compra de caminhões especializados, já que por lei produtos de segmentos distintos não podem ser transportados juntos, e alguns produtos exigem deslocamento especializado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com