TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Impacto Ambiental Na Revolução Industrial

Dissertações: Impacto Ambiental Na Revolução Industrial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2015  •  504 Palavras (3 Páginas)  •  500 Visualizações

Página 1 de 3

• A Revolução industrial foi um conjunto de mudanças que aconteceram na Europa nos séculos XVIII e XIX. A principal particularidade dessa revolução foi a substituição do trabalho artesanal pelo assalariado e com o uso das máquinas.

Até o final do século XVIII a maioria da população europeia vivia no campo e produzia o que consumia. De maneira artesanal o produtor dominava todo o processo produtivo.

Apesar de a produção ser predominantemente artesanal, países como a França e a Inglaterra, possuíam manufaturas. As manufaturas eram grandes oficinas onde diversos artesãos realizavam as tarefas manualmente, entretanto subordinados ao proprietário da manufatura.

A Inglaterra foi precursora na Revolução Industrial devido a diversos fatores, entre eles: possuir uma rica burguesia, o fato do país possuir a mais importante zona de livre comércio da Europa, o êxodo rural e a localização privilegiada junto ao mar o que facilitava a exploração dos mercados ultramarinos.

Os Benefícios dessa revolução

• Diminuição do trabalho artesanal e aumento da produção de mercadorias manufaturadas em máquinas;

• - Criação de grandes empresas com a utilização em massa de trabalhadores assalariados;

• - Aumento da produção de mercadorias em menos tempo;

• - Maior concentração de renda nas mãos dos donos das indústrias;

• - Avanços nos sistemas de transportes (principalmente ferroviário e marítimo) à vapor;

• - Desenvolvimento de novas máquinas e tecnologias voltadas para a produção de bens de consumo

Desvantagens

A Revolução Industrial também trouxe muitas desvantagens ao meio ambiente, modificando a relação o homem-ambiente. A busca de desenvolvimento econômico dos países em um ritmo extremamente acelerado gerou o que se pode considerar um dos maiores prejuízos ambientais da história da humanidade: a escassez de vários recursos naturais provenientes do solo, das águas e da flora.

• As mudanças na agricultura, na mineração, nas indústrias de manufatura e nos transportes melhoraram a qualidade de vida das pessoas. No entanto, ao mesmo tempo, essas mudanças vinham esgotando as riquezas do planeta, além de aumentar a liberação de emissões de carbono na atmosfera, o que eleva a poluição do meio ambiente e aumenta o aquecimento global

Uma atenção especial,ao gás carbônico emitido na atmosfera com as máquinas industriais

• Um dos gases mais populares é o gás carbônico , liberado no processo de queima dos combustíveis fósseis (gasolina, diesel, querosene, carvão mineral e vegetal) que eram bastante utilizadas nas maquinas a vapor para gerar movimento através do calor. O nome do processo físico era denominado de TERMODINÂMICA.

O gás carbônico

• Sua função : O gás carbônico é essencial para a vida na terra,ela funciona no ciclo de respiração e alimentação de muitas bactérias.As bactérias usam do processo fotossintético ou quimossintético que além de utilizar a energia proveniente do calor elas se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com