TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Impacto ambiental da construção no meio ambiente

Artigo: Impacto ambiental da construção no meio ambiente. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  Artigo  •  428 Palavras (2 Páginas)  •  419 Visualizações

Página 1 de 2

Impacto ambiental da construção civilno meio ambiente

Reconhecidamente, o setor da construção civil tem um papel fundamental no desenvolvimento do País, e desta forma se torna peça chave para o atendimento dos objetivos globais do desenvolvimento sustentável. Estima-se internacionalmente que entre 40 e 75% dos recursos naturaisexistentes são consumidos por este setor, resultando assim em uma enorme geração de resíduos , só no Brasil , a construção civil gera cerca de 25% do total de resíduos da indústria. A cadeia produtiva da construção civil tem um peso grande também em termos de emissão de carbono, as edificações respondem por 40% do consumo global de energia e por até 30% das emissões globais de gases de efeito estufa relacionadas ao consumo energético.

Diante da problemática da poluição ambiental, um fator importante refere-se ao aumento da geração dos resíduos de construção civil (RCC) e resíduos de construção e demolição (RCD). Estesresíduos representam , aproximadamente 50% do fluxo de resíduos sólidos gerados pelas cidades dos países desenvolvidos, sendo que muitas vezes este valor pode chegar a mais de 60% do total de resíduos sólidos produzidos.

Nas cidades brasileiras de médio e grande porte, os resíduos provenientes de construções e demolições representam de 40 a 70% da massa total dos resíduos sólidos urbanos, consequentemente, este tipo de resíduos tem recebido grande atenção por parte de prefeituras e de órgãos responsáveis devido aos problemas causados pela sua deposição indevida, pois aquelas têm que arcar com os custos de sua remoção quando os infratores não são identificados.

Diante deste panorama e considerando que por volta de 88 a 95% destes resíduos são de interesse para reciclagem como agregados para a construção civil, foi lançada a resolução 307 do CONAMA, em julho de 2002, que obriga os geradores e prefeituras a tomarem medidas para a diminuição, a reciclagem e a disposição adequada dos resíduos de construção e demolição gerados.

Não é de hoje que existem problemas relacionados com a falta de conscientização ambiental, logística de execução, transporte e destino final dos RCC e RCD, especificação de materiais, mão-de-obra desqualificada sejam por falta de treinamento ou pela falta de motivação no desempenho de suas funções, erros de estocagem de materiais, falta de planejamento da produção e do canteiro de obras, falta de gerenciamento das atividades e muitas outras de grande importância durante todo o processo construtivo. Assim, cada componente do processo construtivo das obras de edificações, possui sua importância quando do desenvolvimento das atividades, da checagem dos dados ou de informações adicionais, da visualização detalhada sobre os itens aos quais se requerem mais cuidados, de uma retroalimentação de todo o processo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com