TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Impacto no meio ambiente

Abstract: Impacto no meio ambiente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2014  •  Abstract  •  939 Palavras (4 Páginas)  •  488 Visualizações

Página 1 de 4

Impactos Ambientais

Impactos Ambientais que podem ser causados pela atividade da Organização

Medidas sugeridas para adequar esse impacto Custo/Beneficio

Poluição do Ar

A solução seria uma política de estímulo ao transporte coletivo, principalmente de veículos não-poluidores movidos a eletricidade. Além de reduzirem o consumo de energia e, conseqüentemente, poluírem muito menos, tornariam mais fácil o trânsito, possibilitando uma melhor condição de vida no ir-e-vir do trabalho, da escola.

Ilhas de calor

Diminuição da emissão de gases tais como CO2.

O efeito estufa

Diminuição da emissão de gases tais como CO2.

Diminuição da emissão de gases CFC.

Destruição da camada de ozônio

Diminuição da emissão de gases tais como CO2.

Diminuição da emissão de gases CFC.

Chuvas Ácidas

Diminuição da emissão de gases tais como CO2.

Diminuição da emissão de gases CFC.Fonte: Autores (2014)

http://metalurgiaa.blogspot.com.br/2010/11/impactos-ambientais-causados-pelas_22.html

http://www.cnae.ibge.gov.br/estrutura.asp?TabelaBusca=CNAE_200@CNAE%202.1

http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/bndes/bndes_pt/Areas_de_Atuacao/Industria/

http://www.getnet.com.br/site/page-home

http://www.guiatrabalhista.com.br/tematicas/perigosdeterceiri

As indústrias, a partir deste novo pensamento ambiental, necessitaram modificar seus processos e repensar suas estratégias, devido à preferência do mercado por produtos que gerem menores impactos ao meio ambiente. Ocorrendo um diferencial para a competitividade das empresas, que gerou um novo desafio de gestão empresarial.

Sistema de Gestão Ambiental. Esse sistema surge para atender a demanda da sociedade por produtos e serviços que causem menores impactos ambientais.

Neste contexto se insere o setor de fundição, um setor inindustrial muito importante para o desenvolvimento, o qual apresenta aspectos e impactos ambientais que devem ser considerados na implantação de um Sistema de Gestão Ambiental.

A área de fundição é considerada a mais importante entre a metalurgia, devido à ampla variedade de formatos, dimensões e propriedades metalúrgicas das peças fundidas. Essas vantagens tornam o setor de Fundição, mais econômico e viável para obtenção de determinados materiais sólidos. É de extrema importância para o desenvolvimento industrial de um país, pois seus produtos são muito utilizados em processos de fabricação.

A indústria de fundição brasileira é a 7º parque produtor do mundo e produziu em 2008: 3,35 Milhões de toneladas de peças, quase o dobro do realizado no fim do século XX, faturando em 2008, US$11bilhões, sendo 14% com a receita na exportação de peças, que em toneladas representou18,3% da produção total. As principais matérias-primas utilizadas, nesse setor, são o ferro gusa, sendo o Brasil o segundo maior produtor mundial, as ferro-ligas e o alumínio dentre outros metais não ferrosos (Al, Cu, Ni, Zn, Pb e Sn).

Pratica da Organização Visando adequar o Impacto Ambiental de Sua atividade:

De modo geral, o setor de fundição, apesar de consumir sucatas metálicas como matéria-prima, gera grandes volumes de resíduos sólidos, entre os quais escória, areia de moldagem e poeiras diversas, areia de moldagem corresponde ao maior volume de resíduos gerados pela indústria de fundição. Algumas propostas de reutilização de areias de fundição são conhecidas, Principalmente para uso na produção de concreto asfáltico e artefatos de cimento ou de concreto, Entretanto, é necessário que se siga os critérios estabelecidos pelos órgãos

ambientais, evitando-se, desta forma, a sua reutilização de forma inadequada.

Na indústria de fundição ainda há

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com