TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Impactos Ambientais

Monografias: Impactos Ambientais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2013  •  2.076 Palavras (9 Páginas)  •  532 Visualizações

Página 1 de 9

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL

CLEVERSON SOARES

IMPACTOS GERADOS PELA má DISPOSIÇÃO DE

RESIDUOS SÓLIDOS URBANOS E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS

Colinas do Tocantins

2011

ricardo martins ferreira

IMPACTOS GERADOS PELA má DISPOSIÇÃO DE

RESIDUOS SÓLIDOS URBANOS E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS

Trabalho apresentado ao Curso Tecnologia em Gestão Ambiental da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Atividades Interdisciplinares: Portfólio Individual.

Prof. Luciana Andréa Pire

Rosimeire Midori Suzuki Rosa Lima

Thiago Augusto Domingos

Willian Luiz da Cunha

Colinas do Tocantins

2011

1. INTRODUÇÃO

Nos dias de hoje em todo o mundo, a disposição de resíduos é um dos grandes e mais graves problemas de centros urbanos, principalmente em grandes metrópoles e cidades, isso devido à falta de espaços físicos adequados para tal disposição, atrelado também ao aumento cada vez maior da quantidade produzida de resíduos.

DAQUI A TRÊS ANOS, NO DIA 03 DE AGOSTO DE 2014, O BRASIL DEVERÁ ESTAR LIVRE DOS LIXÕES A CÉU ABERTO, PRESENTES EM QUASE TODOS OS MUNICÍPIOS BRASILEIROS. ISSO É O QUE DEFINE O ART. 54 DA POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS (PNRS), RECENTEMENTE REGULAMENTADA POR DECRETO PRESIDENCIAL, EM 23 DE DEZEMBRO DE 2010. TAMBÉM FICARÁ PROIBIDO, A PARTIR DE 2014, COLOCAR EM ATERROS SANITÁRIOS QUALQUER TIPO DE RESÍDUO QUE SEJA PASSÍVEL DE RECICLAGEM OU REUTILIZAÇÃO. MAS, INFELIZMENTE, É DIFÍCIL ACREDITAR QUE ESTE ARTIGO SEJA REALMENTE CUMPRIDO NA ÍNTEGRA.

OS MINICÍPIOS BRASILEIROS, PARA SE ADEQUAREM A NOVA LEGISLAÇÃO, TERÃO QUE CRIAR LEIS MUNICIPAIS PARA A IMPLANTAÇÃO DA COLETA SELETIVA. (GUSMÃO, 2011).

OS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS SÃO PRODUTOS E CONSEQUÊNCIAS NORMAIS DO DESENVOLVIMENTO DA SOCIEDADE HUMANA. SÃO DE FÁCIL MANUSEIO E DESTINAÇÃO FINAL SEGURA E PODEM TER SOLUÇÃO MAIS BARATA DO QUE OS DEMAIS SERVIÇOS DE INFRAESTRUTURA DE UMA CIDADE, COMO ÁGUA, LUZ E TELEFONE.

O ACONDICIONAMENTO ADEQUADO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS DOMÉSTICOS E INDUSTRIAIS NA ORIGEM DE SUA PRODUÇÃO (CASAS E FÁBRICAS) É UM FATOR DECISIVO À BOA MARCHA E À REDUÇÃO DE CUSTOS DOS SERVIÇOS DE LIMPEZA URBANA DE UMA CIDADE OU INDÚSTRIA. (AMORIM, 1996 P.31)

NO CONTEXTO, O ESTUDO PARA SELECIONAR ÁREAS ADEQUADAS PARA A DISPOSIÇÃO DE RESÍDUOS, O MONITORAMENTO DE ATERROS SANITÁRIOS E LIXÕES E A CARACTERIZAÇÃO DE LOCAIS CONTAMINADOS SÃO ESSENCIAIS PARA A QUALIDADE DE VIDA EM QUALQUER LUGAR DO MUNDO.

2. DESENVOLVIMENTO

Os Resíduos Sólidos Urbanos, também denominados por lixo urbano, são resultantes da atividade doméstica e comercial das populações, dependendo da situação sócio-econômica e das condições e hábitos de vida de cada um. São partes de resíduos que são gerados após a produção, utlização ou transformação de bens de consumo. Grande parte desses resíduos é produzida nos grandes centros urbanos. São originários, principalmente, de residências, escolas, industrias e contrução civil.

Muitos destes resíduos sólidos são compostos por materiais recicláveis e podem retornar a cadeia de produção, gerando renda para trabalhadores e lucro para empresas. Para que isso ocorra, é necessário que haja nas cidades um bom sistema de coleta seletiva e reciclagem de lixo. Cidades que não praticam este tipo de processo, jogando todo tipo de resíduo sólido em aterros sanitários, acabam poluindo o meio ambiente. Isto ocorre, pois muitos resíduos sólidos levam muito tempo para serem decompostos. Alguns tipos de resíduos são altamente perigosos para o meio ambiente e merecem um sistema de coleta e reciclagem diferenciado e rigoroso. Um grande exemplo, são pilhas e baterias de celulares que contém compostos químicos com alta capacidade de poluição e toxidade para o solo e água.

Outro tipo de resíduo sólido é o orgânico que é de origem vegetal ou animal, ou seja, todo lixo originado de um ser vivo. Este tipo de lixo também é produzido nas residências, escolas, empresas e pela natureza.

São exemplos de lixo orgânico: restos de alimentos orgânicos (carnes, vegetais, restos de comida, frutas, cascas de ovos), etc. Este tipo tipo de resíduo precisa ser tratado com todo cuidado, pois pode gerar consequências indesejáveis para os seres humanos como, por exemplo, mau cheiro, desenvolvimento de bactérias e fungos, aparecimento de ratos e insetos. Nestes casos, várias doenças podem surgir, através da contaminação do solo e da água.

No processo de decomposição (apodrecimento) do lixo orgânico é produzido o chorume, que é um líquido viscoso e de cheiro forte e desagradável. O chorume também é um elemento que pode provocar a contaminação do solo e das águal (rios, lagos, lençois freáticos).

O lixo orgânico deve ser depositado em aterros sanitários, seguindo as normas de saneamento básico e tratamento de lixo. Nós podemos contribuir para o tratamento deste lixo, favorecendo a coleta seletiva e a reciclagem.

Este tipo de lixo também pode ser usado para a produção de energia (biogás), pois em seu processo de decomposição é gerado o gás metano. Outra utilidade do lixo orgânico é a produção de adubo orgânico, muito usado na agricultura, através do processo de compostagem.

Compostagem é o processo de transformação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com