TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Impactos Ambientais

Artigo: Impactos Ambientais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  1.834 Palavras (8 Páginas)  •  397 Visualizações

Página 1 de 8

IMPACTOS AMBIENTAIS DE RESÍDUOS SÓLIDOS E SUAS IMPLICAÇÕES PARA RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS

Sumário

1 INTRODUÇÃO..................................................................................................3

2 METODOLOGIA...............................................................................................4

3 DESENVOLVIMENTO......................................................................................4

3.1 Resíduos Sólidos: Principais Fontes de Geração, e Impactos Causados...........4

3.1.1 Técnicas Utilizadas para Recuperação de Áreas Degradadas pela

Disposição de Resíduos Sólidos...........................................................................8

CONSIDERAÇÕES FINAIS .............................................................................10

REFERÊNCIAS..........................................................................................................11

1 INTRODUÇÃO

O crescimento da população eleva ainda mais o aumento da produção que cada vez mais está se apressando para poder responder a demanda da população mundial. O que traz em sérios problemas com os resíduos sólidos que trazem impactos socioambientais diretos e indiscutíveis.

Para a execução deste trabalho, buscou-se analisar alguns aspectos envolvendo impactos ambientais de resíduos sólidos, entender as implicações para recuperação de áreas degradadas, pois como já é de conhecimento existem diversas técnicas que podem ser colocadas em prática para a recuperação desse tipo de transtorno que algumas ações trazem para o meio ambiente. Desta forma através das disciplinas já estudadas no curso de gestão ambiental e outros materiais como: artigos de internet, obras literárias, revistas eletrônicas e sites especializados em gestão ambiental, buscar-se-á, apresentar algumas temáticas que envolvem a sociedade e o meio ambiente. Poder entender a situação que pode levar a degradação ambiental, a poder diagnosticar medidas que podem minimizar o problema. O qual irá abordar através de uma analise bibliográfica os diferentes aspectos socioambientais relacionados à disposição de resíduos sólidos, trazer alguns conhecimento dos impactos ambientais e demonstrar algumas técnicas que podem ser aplicadas para recuperação de áreas degradadas de acordo com os fatos causadores.

Portanto como o objetivo de identificar alguns aspectos sobre as principais fontes de resíduos sólidos, investigar a disposição irregular desses resíduos, apresentar alguns impactos causados, apresentar algumas técnicas que vêm sendo utilizados nesses processos de recuperação de áreas degradadas pela disposição de resíduos, apresentar alguns aspectos positivos e negativos envolvendo essas áreas de remediação e por fim tratar sobre algumas precauções que devem ser adotadas na reutilização desses espaços que já fora utilizado como deposito de resíduos.

2 METODOLOGIA

A pesquisa foi feita através de artigos, materiais disponíveis nas web aulas do curso de Gestão Ambiental, revistas eletrônicas, sites especializados em meio ambiente, Setor de Planejamento da Prefeitura do Município de Machadinho entre outras.

Para analise do tema proposto, foram utilizados alguns autores com vasto conhecimento sobre os impactos ambientais causados pela ação dos resíduos sólidos, que são um grande problema dos lixões nas grandes metrópoles, que devido a grande aglomeração de pessoas, elas acabam produzindo toneladas e mais toneladas de lixões que nem sempre têm sua destinação a locais inapropriados, e após desativação algumas áreas são reutilizadas, assim as consequências podem ser identificadas de forma frequente, como apontam os meios de comunicações diariamente, como o que foi visto há alguns anos no Morro do Bumba em São Paulo e em outras cidades do Brasil.

3 DESENVOLVIMENTO

3.1 Resíduos Sólidos: Principais Fontes de Geração, e Impactos Causados

O crescimento da população eleva ainda mais o aumento da produção que cada vez mais está se apressando para poder responder a demanda da população mundial. O que traz em sérios problemas com os resíduos sólidos que trazem impactos socioambientais diretos e indiscutíveis.

Os resíduos sólidos podem ser classificados como o material descartado após utilização de certo produto, tudo que de uma forma pode-se dizer que sobra de algo que foi aproveitado, tanto sendo classificados como lixo doméstico aqueles resíduos do dia a dia que acabam indo para o lixo, aqueles industriais que sobram após o processamento realizado pela indústria, os lixos hospitalares que são os lixos produzidos pelos hospitais e que existem normas para o descarte destes, uma vez que são fáceis fontes de contaminação, por serem produzidos num ambiente hospitalar. Segundo o Site brasil.gov.br, sobre descarte, “O descarte correto dos resíduos sólidos é fundamental para o processo da reciclagem e para evitar uma série de prejuízos ao meio ambiente e à população, como a poluição visual, do solo, do ar e do lençol freático, além de danos à saúde humana.”.

Os resíduos sólidos podem ser reaproveitados após devidamente separados, antes de irem para o lixão, através do sistema de reciclagem, apenas aqueles que se transformam em dejetos não são reaproveitados e acabam sendo destinados aos lixões. De acordo com o site brasil.gov.br, “Dependendo do método utilizado, o material deixa de ser resíduo e passa a ser rejeito. Dessa forma, não pode mais ser reaproveitado”.

As principais fontes de geração de resíduos sólidos são:

I. Resíduos urbanos; II. Resíduos industriais; III. Resíduos de serviços de saúde; IV. Resíduos de atividades rurais; V. Resíduos provenientes de portos, aeroportos, terminais rodoviários e ferroviários, postos de fronteira e estruturas similares; VI. Resíduos da construção civil.

As suas origens são várias sendo umas das principais fontes de origens desses resíduos apontados como o consumismo exagerado de produtos industrializados, as muitas embalagens que facilmente são descartadas nos lixos, como é o caso das embalagens pet. as sacolas plásticas, utilizadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com