TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Impactos Ambientais De Resíduos sólidos E Suas Implicações De Areas Degradadas

Monografias: Impactos Ambientais De Resíduos sólidos E Suas Implicações De Areas Degradadas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  418 Palavras (2 Páginas)  •  428 Visualizações

Página 1 de 2

nao fizAs informações sobre a distribuição geográfica de fenômenos e de objetos é parte importante das atividades de organização da sociedade. Antes contidas somente em mapas e documentos em papel impresso. Atualmente, essas informações estão disponibilizadas em softwares, pois, com o desenvolvimento da Informática na segunda metade do século passado possibilitou o armazenamento e a representação de tais informações em ambiente computacional, culminando no advento da prática do Geoprocessamento, sendo:

“um ramo do processamento de dados que opera transformações nos dados contidos em uma base de dados referenciada territorialmente (geocodificada), usando recursos analíticos, gráficos e lógicos, para a obtenção e apresentação das transformações desejadas” (XAVIER-DA-SILVA. 1992, p. 48 apud MOURA, 2003, p. 9)

Segundo Moura (2003), a palavra Geoprocessamento é o hibridismo do termo grego gew (Terra) com o termo latino processus (progresso, “andar avante”), significando implantar um processo que traga um progresso, um andar avante, na representação da superfície da Terra.

Reúnem-se hardware, software, base de dados, metodologias e operador, que analogicamente correspondem às ferramentas materiais e virtuais de trabalho, à matéria prima, às técnicas do ofício e ao trabalhador. Com os componentes técnicos de suporte material (hardware) e os programas de manipulação de dados no suporte lógico (software), trabalhar com Geoprocessamento significa utilizar computadores como instrumentos de manuseio de dados para representação digital do espaço geográfico. O conjunto de dados cujo significado contém associações ou relações de natureza espacial formam uma informação geográfica (TEXEIRA et al, 1992 apud ROCHA, 2003), dispostas em planilhas alfanuméricas, matrizes e representações gráficas vetoriais. Para que essas informações sejam submetidas ao processamento computacional, a cada tipo de informação é associado um valor numa escala de medida ou referência, o que insere a representação dos fenômenos geográficos na lógica dos sistemas de informação.

As tecnologias de geoprocessamento podem ser usadas: nas aptidões agrícolas, nas indicações de susceptibilidade à urbanização, nas definições de taxas de expansões urbanas, dentre essas podemos citar também: as atividades de mineração.

Várias são as Ciências e organizações que se beneficiam de seus resultados, como a Agronomia, Urbanismo, Engenharia civil, Construtoras, entre outros. Transpondo limites científicos disciplinares através dos trabalhos de localização dos fenômenos e equacionamento e esclarecimento das condições espaciais, o Geoprocessamento pode ser definido, como:

“uma tecnologia transdisciplinar, que, através da axiomática da localização e do processamento de dados geográficos, integra várias disciplinas, equipamentos, programas, processos, entidades, dados, metodologias e pessoas para coleta, tratamento, análise e apresentação de informações associadas a mapas digitais georreferenciados.” (ROCHA, 2002, p.210).

Esse trabalho tem como principal objetivo mostrar a importância do uso das tecnologias de geoprocessamento em alguns

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com