TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Impactos ambientais ocasionados pela construção e ampliação de estádios

Relatório de pesquisa: Impactos ambientais ocasionados pela construção e ampliação de estádios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  Relatório de pesquisa  •  1.514 Palavras (7 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 7

Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações

Trabalhos Gratuitos

Trabalho Completo IMPACTOS AMBIENTAIS OCASIONADOS PELA CONSTRUÇÃO E AMPLIAÇÃO DE ESTÁDIOS.

IMPACTOS AMBIENTAIS OCASIONADOS PELA CONSTRUÇÃO E AMPLIAÇÃO DE ESTÁDIOS.

Imprimir Trabalho!

Cadastre-se - Buscar 155 000+ Trabalhos e Monografias

Categoria: Outras

Enviado por: lnsousa 09 maio 2013

Palavras: 1543 | Páginas: 7

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL

ELIENE DA SILVA SOUSA

IMPACTOS AMBIENTAIS OCASIONADOS PELA CONSTRUÇÃO E AMPLIAÇÃO DE ESTÁDIOS.

Colinas do Tocantins

2011

ELIENE DA SILVA SOUSA

IMPACTOS AMBIENTAIS OCASIONADOS PELA CONSTRUÇÃO E AMPLIAÇÃO DE ESTÁDIOS.

Trabalho apresentado ao Curso SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplinas: Geologia e geomorfologia ambiental, Auditoria de certificação ambiental, Avaliação do impacto ambiental e licenciamento e Saúde e o meio ambiente.

Orientador: Aline Professores. Ewerton de Oliveira Pires, Jamile Ruthes Bernardes, Rodrigo de Menezes Trigueiro e Willian Luiz da Cunha

COLINAS DO TOCANTINS

2010

Eliene da Silva Sousa

Copa do Mundo 2014

Impactos Ambientais Ocasionados pela Construção e Ampliação de Estádios.

INTRODUÇÃO

Um dos eventos mais importantes do futebol é a Copa do Mundo, começou no ano de 1930 no Uruguai com a vitória da seleção da casa; este acontecimento ocorre a cada quatro anos em diferentes países.

No ano de 2014 este evento acontecerá no Brasil, o qual está se preparando da melhor maneira possível, no entanto, na maioria das vezes os impactos socioambientais são ignorados.

O Brasil, pais em desenvolvimento, com a Copa do Mundo terá sua economia aumenta de forma significante ao longo da referida competição esportiva, todavia, os gastos para construção e ampliação de estádios, entre outros, serão em número elevado, além dos problemas ambientais ocasionados.

A Copa do Mundo de 2014 é um amplo evento esportivo planejado para o Brasil, no seu apresto, inúmeras obras de infra-estrutura, reformas e construção de estádios estão sendo projetados. As cidades-sede da Copa, que sediarão os jogos da referida competição esportiva são: Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), Brasília (DF), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Manaus (AM), Natal (RN), Recife (PE) e Salvador (BA). Além das 12 cidades escolhidas, participaram da disputa Rio Branco (AC), Belém (PA), Maceió (AL), Goiânia (GO), Florianópolis (SC) e Campo Grande (MS).

1. DISCUSSÃO

1.1 Impactos socioambientais gerados na construção e ampliação de estádios.

Pelo fato ser um país emergente, há muitas pessoas que usam como meio de escusa o motivo da busca da busca pelo desenvolvimento, entretanto, não revelam que este progresso tem consequências como: impacto social e ambiental, além de prejuízos monetários se os gastos não forem planejados.

1.1.1 Impacto social

Em face de reestruturação física e intervenções nos cenários municipais, será necessário que haja a remoção de algumas famílias situadas próximas as obras que certamente serão efetuadas.

1.1.2 Impacto ambiental

As obras oriundas da Copa do Mundo provocarão consequências insondáveis ao meio ambiente, dentre elas é possível destacar:

• Poluição sonora – trata-se dos ruídos gerados pelas maquinas e ferramentas utilizadas nas ampliações dos estádios, por exemplo.

• Poluição visual – apesar de existirem legislação que regulamentem as propagandas, é inevitável dizer que os anúncios, verbais ou não – verbais “surgirão” a imagem do quadro brasileiro.

• Poluição do solo – segundo Anna Maria Brasil e Fátima Santos a poluição do solo ocorre por atividades antrópicas, sendo que essas ações produzem resíduos orgânicos e inorgânicos, as autoras supracitadas ainda salientam definem Resíduos da Construção Civil e Demolição como:

[...] as sobras de materiais utilizados nas construções civis e demolições, como cimento, cal, areia, madeira, canos, ferragens, vidros, latas, retos de forração etc. Na maioria das vezes estes materiais se apresentam misturados em caçambas e vão para aterros, ou para terrenos baldios. (BRASIL, Anna Maria e Fátima Santos, 2007, p. 92)

A construção civil, embora de seus conhecidos impactos socioeconômicos, para o país, como a crescente geração de emprego, de renda, viabilização de moradias, infra-estrutura, estradas entre outros, porém, ela necessita de uma estável política para destinação de seus resíduos sólidos, especialmente nos centros urbanos.

Os recursos naturais que nos cercam precisam ser utilizados de uma forma consciente para que não retornemos ao meio ambiente toneladas de detritos que irão contaminá-lo e danificá-lo. Necessitamos tentar minimizar a poluição dos rios, parques, do ar e do solo, assim contribui para um ecossistema equilibrado.

1.2 Avaliação dos impactos ambientais que serão causados.

Faz-se indispensável à avaliação dos referidos impactos, pois, esta é uma atividade essencial a qualquer projeto, conforme a definição no site www.wikipedia.org/.

[...] é um instrumento preventivo usado nas políticas de ambiente e gestão ambiental com o intuito de assegurar que um determinado projeto possível

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com