TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Implementação da Prática de Atividades Supervisionadas

Tese: Implementação da Prática de Atividades Supervisionadas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  Tese  •  2.264 Palavras (10 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 10

Introdução

Realizar a Atividade Prática Supervisionada (ATPS) é de suma importância para o desenvolvimento dos alunos.

A mesma tem como objetivo proporcionar o entendimento relacionando à esta disciplina e à forma como é aplicada, assim como apontar sistemas de avaliação de produção estratégica no planejamento da empresa.

No decorrer deste trabalho, serão apresentados exemplos reais de uma empresa escolhida pelo grupo.

Administração da produção e sua evolução histórica

Surge na pré-história o conceito da produção; nada mais é que um conjunto de atividades que levam a transformação de um bem ou produto.

Nessa época a industrialização já acontecia, mas de forma simples e artesanal, onde os pioneiros em produção de forma organizada foram os artesões que com o decorrer do tempo foi sendo substituído pela industrialização.

A evolução da produção foi sofrendo transformações e adequações necessárias conforme a necessidade, e as produções de pequenas quantidades passaram para grandes escalas, lotes e série simultaneamente sempre acompanhando e sofrendo estudos para produzir como menos gastos e maior qualidade.

Passamos então a investindo cada vez mais na tecnologia, buscando sempre maior produtividade para melhor atendimento e satisfação.Com a revolução industrial surge a necessidade e adequação da padronização em massa , com a visão de produzir o máximo, mas outros fatores também foram o diferencial como ponto de partida por exemplo; o treinamento de mão de obra, qualificação profissional, criação de cargos de gestão, desenvolvimento de evolução estratégica, planejamento controle da produção, financeiro e por fim desenvolvimento e estudo na área de vendas .

O Just in time é um sistema de administração da produção que determina que nada deve ser produzido, transportado ou comprado antes da hora exata. Pode ser aplicado em qualquer organização, para reduzir estoques e os custos decorrentes.

A engenharia simultânea trabalha com o foco voltado para todas as áreas funcionais e etapas no processo de produção no desenvolvimento do projeto, com pesquisas e projetos voltados com a preocupação de redução de prazos , custos e solução de problemas encontrados no processo.

Tecnologia de Grupo atividade envolvendo engenharia e manufatura é uma filosofia de manufatura na qual peças ou outros objetos (planos de processo, produtos, montagens, ferramentas) similares são identificados e agrupados para se aproveitar as vantagens de suas similaridades nas diversas atividades da empresa (projeto, manufatura, compras, planejamento e controle da produção, etc.)

O conceito do consórcio modular foi escolhido para estruturar o processo de fabricação na fábrica de caminhões da Volkswagen. Ele reúne numa mesma fábrica 7 grandes empresas de autopeças, especialistas em cada etapa do processo produtivo. Operando sob o mesmo teto, com políticas integradas e decisões por consenso, se objetiva alcançar maior valor agregado ao produto fornecido, sendo a Volkswagen a aglutinadora e líder do consórcio.

Neste conceito inovador a posição de fornecedor é substituída pela do parceiro, e o faturamento imediato substituído pelo lucro pós venda. O consórcio objetiva formar equipes flexíveis, otimizando os recursos disponíveis, para maximizar resultados, num modelo de alta competitividade.

Células de Produção serviço de uma ou mais estações de trabalho , se caracteriza como uma forma de organização na produção que tem a integração como ferramenta para atingir seus objetivos , integrando as partes envolvidas como integração entre os operadores diretamente com os postos envolvidos e de apoio cada um com suas características próprias e envolvimento e motivação entre as partes ou seja um espírito de equipe com mais responsabilidade e autogestão.

Desdobramento da função qualidade ferramentas da qualidade, tem como objetivo permitir que a equipe de desenvolvimento do produtos se incorpore nas necessidades dos consumidores em seus projetos de melhoria em produtos e serviços para melhor atendimento e satisfação .

Comakership foco na forma desenvolvida de relacionamento entre clientes e fornecedores, onde se estabelece uma parceria entre eles de forma a gerenciar os produtos, processos, qualidade, pesquisas e desenvolvimentos. O objetivo é obter uma vantagem competitiva através de um fornecimento sincronizado e qualidade assegurada.

Sistemas Flexíveis de Manufatura é conjunto de máquinas interligada ao sistema central de controle automatizado.

Manufatura Integrada por Computador atua na integração de forma total da organização voltada a manufatura por meio de sistema computadorizado.

Benchmarking é um processo de pesquisa que permite aos administradores realizar comparações de processos e práticas de companhia para companhia com o objetivo de identificar o melhor do melhor e alcançar um nível de superioridade ou vantagem competitiva.

Produção Customizada é um tipo de manufatura direcionado para o consumidor, conforme suas exigências, resultando num produto de seu gosto

Nome da empresa:

Isolet Industria e Comércio LTDA.

www.isolet.com.br

Localização:

Rodovia Waldomiro Correia Camargo, Km 63 Itu-SP

Segmento em que atua:

Fabrica equipamentos para distribuição de energia.

Porte:

Médio

Produtos comercializados:

Atua com suas linhas de isoladores e transformadores de medição e proteção

Público-alvo:

Montadoras

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com