TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Implementações Etica De Controle

Dissertações: Implementações Etica De Controle. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2013  •  677 Palavras (3 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 3

Plano de Controle e Emergência tem como objetivo estabelecer procedimento para atender situações de emergência, sob o ponto de vista ambiental, de acidentes, incêndios e/ou explosões, indicando as diretrizes de um atendimento em situações tidas como emergência e de diminuir os impactos que possam estar associados.

Numa indústria é necessário prever e planejar as ações numa emergência e poder enfrentá-la da maneira mais adequada, evitando-se improvisações.

Podemos definir um plano de controle de emergência como um conjunto de diretrizes e informações visando a adoção de procedimentos lógicos, técnicos e administrativos, estruturados de forma a propiciar resposta rápida e eficiente em situações emergenciais. Assim, um plano de controle de emergência constitui um instrumento simultaneamente preventivo e de gestão operacional, uma vez que ao identificar os riscos, estabelece os meios para agir face ao acidente. A função do plano controle de emergência é o conjunto das ações que visam obter o controle das situações nas quais os fatores do risco emergem como fatos atuais, ameaçando produzir danos e perdas, enquanto que, o sistema de gestão da função controle de emergência é o conjunto de instrumentos que a organização utiliza para planejar, operar e controlar as atividades no exercício da função PCE.

De uma maneira geral, podemos concluir que o objetivo principal de um plano de controle de emergência é preservar as vidas humanas, as instalações e o meio ambiente, minimizando os efeitos de uma situação acidental sobre estes patrimônios. Assim sendo, um plano de controle de emergência se aplica a toda situação de crise que demande ações de socorro às pessoas, proteção da propriedade ou do meio ambiente.

Controlar emergência é adquirir o poder de levar a situação para o estado que se julgar mais conveniente. Numa situação de emergência em uma unidade industrial, a mesma é afetada no mínimo pelos riscos de acidentes pessoais e de incêndio, mas caso a indústria utilize produtos químicos, devem ser considerados os riscos inerentes aos produtos ou das reações que estes produtos podem provocar (incêndios, explosões e emissões). Acidentes naturais como os riscos de inundações e desmoronamentos, também devem ser considerados como potencializadores de riscos industriais específicos ou de grandes vias de circulação.

A elaboração de um plano de controle de emergência pode ser dividida em 6 fases:

Levantamento e avaliação dos Riscos –

Definição dos meios de intervenção

Definição de um grupo de trabalho interno e externo

Redigir os procedimentos

Formalizar um Manual - “Plano de Controle de Emergência”

Validação dos Procedimentos de Emergência

5. Conclusão

A questão levantada por este estudo, a do planejamento do controle de emergência através da elaboração de um plano de ação, insere-se na linha atual da gestão da produção qual seja a de ser uma gestão proativa, que não se limita a promover a correção de erros, mas busca, ao máximo, a antecipação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com