TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importancia Do Ludico

Dissertações: Importancia Do Ludico. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2014  •  1.755 Palavras (8 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 8

INTRODUÇÃO

O presente trabalho é sobre a importância da brincadeira na vida da criança, uma discussão sobre como funciona a brinquedoteca e qual as vantagens que ela traz para os alunos que a freqüentam .Com o objetivo de compreendermos o lúcido na vida dos alunos.

A metodologia utilizada foi pesquisa e análise em livros, internet, fóruns do curso e as aulas virtuais para a organização do texto.

Está organizado em um texto argumentativo com informações coletadas sobre o conhecimento de uma criança sobre o assunto a ser estudado.

DESENVOLVIMENTO

Assim como os adultos, as crianças têm os seus direitos garantidos por leis, aonde podemos encontrar os ditos como primordiais, o direito a educação de qualidade, á uma alimentação saudável, atendimento medico apropriado, e podemos encontrar também o direito que a crianças tem de brincar, é o que está descrito pela Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948) que estabelece em seu artigo 24 “o direito ao repouso e ao lazer”. Nos artigos 4 e 7 da Declaração dos Direitos da Criança ( 1959), “ direito á alimentação, á recreação, á assistência médica” e a “ampla oportunidade de brincar e se divertir”. Encontramos também mais recentemente, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), em seu artigo 16, inciso IV, o direito a “ brincar, praticar esporte e diverti-se”.

Em pleno século XI temos como base leis que determinam o que é certo e o que é totalmente errado, mais antigamente as regras eram outras e segundo ÀRIES (1981) no século XII a infância era desconhecida, ou talvez não houvesse lugar para que ela fosse de certa forma vivida, pois de acordo com o autor a sociedade daquela época via as crianças como um adulto em miniatura, porque os seus modos de falar, vestir, se comportar eram totalmente semelhantes aos de um adulto.

De Acordo com WAJSKOP (1995), Rousseau e Pestalozzi, tem como base idéias que valorizam a infância , criaram conceitos para que crianças possam ter uma educação utilizando brinquedos. Mas nos tivemos outros grandes pesquisadores que fundamentaram se na utilização de matériais apropriados para trabalhos pedagógicos, tais como Friedrich Fröbel, Maria Montessori e Ovide Décroly. Só que foi Fröebel, quem foi o primeiro a encontrar justificativas para seus trabalhos relacionados as brincadeiras.

A brincadeira, segundo Brougère (2001), supõe contexto

social e cultural, sendo um processo de relações inter individuais, de cultura.Mas brincar não está somente relacionado a pré-escola, devemos proporcionar momentos de brincadeiras a crianças que estão no ensino fundamental e quem sabe até os do ensino médio, mais sempre realizando atividades de acordo com a faixa etária de idade das crianças.

Além de favorecer as crianças uma maneira de se socializarem, ao brincar elas põe em pratica um conceito que é considerado propício para desenvolver a criatividade que é o lúcido, então devemos fazer com que todas as crianças possam aprender brincando. No dizer de Bettelheim (1988, p. 168), “[...] brincar é muito importante porque, enquanto estimula o desenvolvimento intelectual da criança, também ensina, sem que ela perceba os hábitos necessários a esse crescimento”. Porem deve-se realçar que o que importa na atividade lúcida é o resultado que ela proporciona tanto em sala de aula, quando individualmente.

Alguns educadores sempre encontram dificuldades na hora de aplicar atividades, que realmente está associado ao lúdico aos seus alunos. Mas cabe aos professores proporcionar as crianças momentos de diversão com jogos que poderá desperta interesse em aprender. De acordo com Piaget “os jogos não são apenas uma forma de desafogo ou entretenimento para gastar a energia das crianças, mais meios que enriquecem o desenvolvimento intelectual” (PIAGET apud ALMEIDA, 1974,25).

Um lugar que deve ser bem preparado para o desenvolvimento das crianças no espaço educativo é a Brinquedoteca“[...] pensar nos espaços que têm sido destinados para que a criança possa viver esse tempo de vida com todos os direitos e deveres assegurados” (KRAMER, 2007, p. 28). Na prática seria um lugar aonde os alunos freqüentariam de acordo com o planejamento do professor, e nesse espaço amplo, e confortável seria desenvolvidas atividades pedagógicas, (dominó, jogos de quebra cabeça, memória, entre outros.) e também jogos populares, (esconde-esconde, carros, bonecas, etc.) e também de forma livre, de forma que estimule sua atenção, a emoção, criatividade e a convivência com as outras crianças irão aprender a compartilhar, emprestar seus brinquedos. De acordo com o autor (CUNHA, 1998), a brinquedoteca é um espaço agradável, alegre e colorido, que apresenta como característica a existência de um conjunto de brinquedos e brincadeiras, onde mais importante do que os brinquedos é a ludicidade proporcionada pelos mesmos. Com brincadeiras bem direcionadas pedagogicamente e brinquedos aos seus alcances a criança traz para o seu mundo do faz de conta, historias que elas convivem em seu dia a dia, em casa com os pais, traz para a brincadeira também cenas que elas podem ter visto em filmes, novelas, desenhos, como por exemplo; brincar de casinha, fazendo comidinhas com panelinhas, de mamãe e filha com suas bonecas, de policias, bombeiros e assim por diante.

Segundo Vygotsky (1984) diz que “[...] o brinquedo tem um papel

Importante, aquele de preencher uma atividade básica da criança, ou seja,ele é um motivo para ação”. Mais podemos dizer também que a criança tem uma curiosidade que pode ir além de um simples brinquedo, ela com a sua imaginação pode criar novas brincadeiras com um mesmo objeto.

A brinquedoteca, surge em 1934 em Los Angeles. . Concluindo que as crianças não tinham brinquedos, um diretor de uma escola municipal começou a emprestar brinquedos para as crianças, cujo projeto, denominado Los Angeles Toy Loan, ainda está em desenvolvimento (FRIEDMMANN, 1988). Mas foi a Suécia quem criou a primeira brinquedoteca no ano de 1963, tinha o objetivo de emprestar brinquedos para famílias de crianças que eram excluídas por outras crianças. Depois vários eventos as brinquedotecas ganharam o mundo (Estocolmo, Suécia, em 1981 (I Congresso Internacional de Brinquedotecas), em Toronto, Canadá, no ano de 1987 (Congresso Internacional de Toy Libraries), em Turim, Itália, no ano de 1990 (Congresso Internacional de Brinquedotecas)). No Brasil, data de 1973 a instituição da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com