TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Do lúdico Na Educação Infantil

Artigos Científicos: A Importância Do lúdico Na Educação Infantil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  917 Palavras (4 Páginas)  •  671 Visualizações

Página 1 de 4

O termo brinquedo se apresenta na concepção histórica cultural vinculada a formação e desenvolvimento infantil.

Segundo Vigotsky(2007), o brinquedo tem intrínseca relação com o desenvolvimento infantil, especialmente na idade pré escolar, sendo por meio do brinquedo que a criança se apropria do mundo real, domina conhecimentos se relaciona e se integra culturalmente.

Neste contexto o brinquedo propicia um grande avanço nas capacidades cognitivas das crianças, pois envolvem seus desejos, sua imaginação e a integração com o mundo adulto.

A educação infantil é o ponto de partida no desenvolvimento de estímulos e capacidades motoras e cognitivas da criança, que pelas atividades lúdicas e pelos jogos fazem novas descobertas e iniciam um processo de alfabetização. Sendo a escola o ambiente que proporciona as crianças uma maior interação com crianças da mesma faixa etária, quanto com profissionais de educação, oferecendo assim oportunidades de aquisição de conhecimentos.

Portanto, ao pensarmos na construção de brinquedos é preciso que o professor se coloque como mediador no processo de ensino-apendizagem percebendo as diferentes situações de ensino alcançando um nível mais elevado de conhecimento. Neste sentido é preciso pensar além da estimulação a determinadas brincadeiras, mas possibilitando uma manipulação de diversas formas do brincar.

Vigotsky (2007), partindo do princípio que o sujeito se constitui nas relações com ao outros, por meio de atividades caracteristicamente humanas que são mediadas por ferramentas técnicas e sem ótica. O autor apresenta o brincar como uma atividade em que, tanto os significados sociais e historicamente produzidos são estabelecidos quanto novos podem emergir.

Nessa perpesctiva o brinquedo é extremamente importante para o desenvolvimento infantil, pois é caracterizado na relação da criança com a situação concreta, o que é apenas um cabo de vassoura torna-se um cavalo. Configurando que o pensamento vai além do objeto em si, a criança torna-se apta a separar o significado do objeto.

A criança ao construir um brinquedo fornece muitas informações e comunica por meio do brincar sua forma de pensar para isso é importante a atuação do mediador, ou seja, é imprescindível que o professor contribua na assimilação dos conteúdos nas brincadeiras, transformando as informações em dados significativos de aprendizagem.

Ressaltamos que as brincadeiras devem ser apresentadas com objetivos claros e não como forma de preencher horas vagas, pois o brinquedo exerce uma forte influência na formação da personalidade infantil, sendo este associado ás necessidades das crianças durante a infância.

Assim a escola é o lugar onde a intervenção pedagógica intencional desencadeia o processo de ensino-aprendizagem. O professor tem o papel explicito de interferir no processo, diferentemente de situações informais nas quais as crianças aprendem por imersão em um ambiente cultural. O professor deve contemplar a brincadeira como o principio norteador das atividades didático-pedagógicas possibilitando assim manifestações corporais encontrando significado através do lúdico presente na relação que as crianças mantêm com o mundo.

Desta forma o professor de educação infantil poderá adquirir sua prática pedagógica ao seu ambiente de trabalho, absorvendo os recursos por este disponibilizado favorecendo a construção do conhecimento do educando ao mesmo tempo em que também aprimora os seus.

Os momentos de brincadeira que levam ao aprendizado devem ser considerados ações com finalidade diferentes e não podem habitar o mesmo tempo e espaço. O professor deve criar oportunidades para que o brincar aconteça naturalmente nos horários normais não somente nos momentos livres.

É constatado que através das brincadeiras a criança representa o discurso externo e o interioriza construindo seu próprio conhecimento.

Vigotsky

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com