TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Artigos Científicos: A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  4.604 Palavras (19 Páginas)  •  683 Visualizações

Página 1 de 19

RESUMO

Esta pesquisa tem como objetivo consolidar conceitos sobre a importância do lúdico no desenvolvimento da criança e na primeira fase da Educação Infantil, bem como estimular a todos aqueles que, envolvidos com o processo da Educação Infantil, procuram alcançar uma vantajosa relação entre os que pensam e os que vivem buscando uma reflexão sobre sua prática pedagógica, vistos que os jogos e brincadeiras são fundamentais na formação do ser humano atuando no desenvolvimento da psicomotricidade e consequentemente, na aquisição de conhecimento. A metodologia adotada para a execução da pesquisa é a revisão bibliográfica amparado a diversos autores como: PEAGET (1978), TEIXEIRA (1995), VYGOTSKI (1998), KISHIMOTO (2001), entre outros, que nos dará elementos fundamentais para a realização deste estudo. A proposta de trabalho apresentada permite afirmar a existência de jogos e brincadeiras infantis, que, se bem aplicadas, certamente ajudarão no desenvolvimento da educação psicomotora e conseqüentemente, no processo escolar O lúdico atua como fator indispensável no processo educacional, provocando na criança o raciocínio, a memorização e a criatividade, fatores fundamentais para formação do caráter de cada criança.

Palavras-chave: Importância do lúdico; Jogos e brincadeiras; Criatividade; Psicomotricidade; Processo educacional.

ABSTRACT

MUDAR

This research aims to consolidate concepts about the importance of play in child development and the first phase of early childhood education, and encourage all those involved with the process of early childhood education, aim to achieve an advantageous relation between thinking and those seeking to live a reflection on their teaching, seen as the fun and games are fundamental in shaping the human being acting in the development of psychomotor and consequently, acquisition of knowledge. The methodology for the implementation of the research is the literature review, supported by significant theoretical, presented the proposed work allows us to affirm the existence of sports and games for children, that if well implemented, will certainly help in the development of psychomotor education and consequently in school process and a field survey in the city of Montividiu - GO to the southwest of Goias, in a public elementary school, located in the urban area, considered a medium sized, having students from working class and middle-early childhood education (kindergarten and II). The play serves as an indispensable factor in the educational process, arousing the child's reasoning, memorization and creativity, the key factors in shaping the character of each child.

Keywords: Importance of play, games and jokes, Creativity, Psychomotor, educational process.

INTRODUÇÃO

A Educação Infantil é uma etapa fundamental no desenvolvimento escolar do aluno, é o lugar onde a criança começa a socializar e interagir com as suas primeiras descobertas. Por esse motivo, precisa-se valorizar a identidade pessoal e social das crianças, envolvendo-as em um aprendizado permanente que vise à valorização da cidadania.

O espaço físico na Educação Infantil deve ser algo prazeroso para a criança, organizado para ser: aconchegante, acolhedor e seguro. Ele deve estimular a imaginação, a criatividade devendo ser objeto de transformação adaptado para atender as necessidades das crianças e dos adultos no processo educacional.

A organização das salas de aula, é uma forma de viver e conviver, com as possibilidades de recriação de cenários e deve ser de colaboração social, pois a criança concilia a linguagem falada com o progresso cognitivo. Sendo assim surge a necessidade de atividades didáticas lúdicas para ajudar na organização do processo de aquisição de conhecimento na arte de aprender brincando e descobrindo o mundo por meio da ludicidade.

O “lúdico” pode ser um instrumento indispensável na aprendizagem, no desenvolvimento e na vida das crianças, o que torna evidente que os professores devem e precisam tomar consciência disso.

... A criança deve ter todas as possibilidades de entregar-se aos jogos e as atividades recreativas, que devem ser orientadas para os fins visados pela educação; a sociedade e os poderes públicos devem esforçar-se por favorecer o gozo deste direito (Declaração Universal dos Direitos da Criança, 1959).

Tem se pensado muito hoje, sobre o que seria preciso para desenvolver as capacidades, competências e habilidades das crianças, o que seria preciso para obter uma educação de qualidade.

Diante desse contexto, pode-se dizer que em todos os lugares do mundo, o brincar é um processo natural da criança, por isso a presença dos momentos lúdicos na vida escolar leva-a a grandes descobertas, ao crescimento e ao desenvolvimento cognitivo. Brincando a criança cria alicerces para a formação da sua personalidade.

O lúdico enquanto recurso pedagógico na aprendizagem, deve ser encarado de forma séria, competente e responsável. Usado de maneira correta, poderá oportunizar ao educador e ao educando, importantes momentos de aprendizagens em múltiplos aspectos.

Considerando-se sua importância na aprendizagem, o lúdico favorecerá de forma eficaz o pleno desenvolvimento das potencialidades criativas das crianças, cabendo ao educador, intervir de forma adequada, sem “podar” a criatividade da criança, respeitando o desenvolvimento do processo lúdico, o educador poderá desenvolver novas habilidades no repertório da aprendizagem infantil.

No entanto, a ludicidade também é importante para a saúde mental do ser humano e merece atenção, pois é algo genuíno que todos possuem, é um direito de toda a criança para que tenha o desenvolvimento afetivo.

O brincar em situações educacionais, proporciona não só um meio real de aprendizagem como permite também que adultos perceptivos e competentes aprendam sobre as crianças e suas necessidades. Poucos negariam que o brincar, em todas as suas formas, tem a vantagem de proporcionar alegria e divertimento e muito mais.

Almeida

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.8 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com