TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importância Da Analise Organizacional

Ensaios: Importância Da Analise Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2013  •  246 Palavras (1 Páginas)  •  1.050 Visualizações

Atualmente, o ambiente está em constante transformação, resultado da tecnologia e da globalização. Isso consequentemente provoca mudanças no ambiente de tarefas das organizações, sendo assim necessária uma análise organizacional minuciosa para que se possam prever as possíveis situações.

A análise organizacional trata-se de uma ferramenta importante do sistema de informação de uma empresa que objetiva a identificação dos problemas organizacionais, bem como as ações de resoluções da problemática identificada, mas também funciona como uma ferramenta para rever e modernizar processos e procedimentos e garantir a competitividade e sobrevivência no mercado. Através dessa ferramenta, as organizações conseguem observar o ambiente, identificando oportunidades e ameaças, pontos fortes e fracos, o que as possibilitaram conhecerem as forças que as cercam, para poder, escolher efetivamente a sua estratégia competitiva.

A partir de uma análise organizacional as organizações poderão identificar e planejar soluções para os problemas, contribuir na implantação de práticas administrativas, racionalizar processos de trabalho, promover a melhor estruturação de unidades organizacionais e criar ou modificar estruturas organizacionais.

Portanto, a análise organizacional constante torna-se indispensável. Assim, o Nível Institucional da organização tentará minimizar ao máximo as incertezas provocadas pelo ambiente, emitindo o Plano estratégico, possibilitando que o Nível Intermediário e o Nível Operacional trabalhem, contribuindo para a vantagem competitiva empresarial e aumento da eficiência. Em suma a análise organizacional permite verificar os pontos fortes e pontos fracos da empresa, visando sua melhoria contínua.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com