TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importância Da Comunicação No Exercício Proficional Da Assistência Social.

Trabalho Universitário: Importância Da Comunicação No Exercício Proficional Da Assistência Social.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2015  •  310 Palavras (2 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 2

Como garantidor de direitos, o assistente social deve saber que, hoje, o direito à comunicação de qualidade é um dos mais violados. Com os meios de comunicação sendo dominados por cerca de oito famílias, com representação também na política, é difícil ver na TV ou ouvir no rádio, algo que saia do padrão e contrarie os interesse desses grupos.

Apesar de existirem, hoje, meios alternativos para se expressar, como a própria internet, Cláudio explica que a TV ainda tem grande relevância na difusão de informações e sua influência não deve ser subestimada. “Segundo o IBGE, a televisão é o segundo aparelho eletrodoméstico mais presente na casa dos brasileiros, mais até do que geladeiras. Só perde para o fogão”, aponta.

A Constituição prevê que a programação de rádios e TVs deem preferência a finalidades educativas, artísticas, culturais e informativas, além da promoção da cultura nacional e regional e estímulo à produção independente. Mas basta zapear a TV para saber que não é isso que ocorre. “A cada 15 anos, quando vencem as concessões das emissoras e rádios, estas deveriam prestar contas ao governo sobre o cumprimento dessas normas, para a possibilidade de renovação de contrato, mas não há rigor nessa fiscalização”, explica o professor.

O povo fala: entenda porque é preciso um marco regulatório para a comunicação (foto).

Mesmo sendo identificado descumprimento da lei, a TV só pode perder a concessão se 2/5 do Congresso Nacional votarem para cancelá-la. Para Cláudio, “isso é quase impossível, levando em conta que 2/3 dos parlamentares está ligado a alguma emissora”.

O professor diz, ainda, que a TV aberta gratuita não é o problema, mas a solução. “Não é preciso acabar com a TV aberta, apenas modificá-la de forma que o brasileiro se identifique com aquilo que vê na tela. Devem ser ser criados canais de acesso público, como as TVs universitária, legislativa, comunitária e educativas locais”, enfatiza

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com