TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTABILIDADE DE CUSTO CENTRO DE CUSTO E DEPARTAMENTALIZAÇÃO

Exames: CONTABILIDADE DE CUSTO CENTRO DE CUSTO E DEPARTAMENTALIZAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  2.490 Palavras (10 Páginas)  •  1.876 Visualizações

Página 1 de 10

CONTABILIDADE DE CUSTO

CENTRO DE CUSTO E DEPARTAMENTALIZAÇÃO

1 DEPARTAMENTALIZAÇÃO

Departamentalização é o processo que consiste em agrupar funções semelhantes ou atividades principais em uma unidade de gestão. Permite simplificar o trabalho do gestor e aumentar a eficiência e eficácia da gestão contribuindo para um melhor aproveitamento dos recursos disponíveis na organização.

O grau de subdivisão dessas áreas está diretamente ligado ao desejo da direção da empresa de controlar as atividades e por conseqüência seus custos. Dessa forma, uma empresa pode ter apenas duas subdivisões ou dezenas delas.

Um centro de custo é uma unidade organizacional em uma área de contabilidade de custos que representa uma localização claramente delimitada onde ocorrem os custos. O usuário pode efetuar setores de atividade organizacionais segundo os pontos de vista funcional, espacial, relacionado à apropriação de custos, relacionado à atividade, e/ou relacionado à responsabilidade.

Os centros de custo são agrupados em unidades de decisão, controle e responsabilidade.

O usuário utiliza centros de custo para atribuições diferenciadas de custos indiretos às atividades organizacionais, com base na utilização de áreas relevantes (função determinação de custos) e para controle diferenciado de custos que surgem em um empreendimento.

O usuário pode atribuir tipos de atividade a um centro de custo que divide atividades específicas, que podem ser produzidas em um centro de custo. Esses dados são correlacionados com cada um dos departamentos, com o objetivo de identificá-los contabilmente. Dependendo do grau de detalhamento desejado pelo gestor para analisar os gastos, os custos podem ser relacionados com partes segmentadas dos departamentos.

Departamentalização é o agrupamento, de acordo com um critério específico de homogeneidade, das atividades e correspondente recursos (humanos, financeiros, materiais e equipamentos) em unidades organizacionais.

Existem diversas maneiras básicas pelas quais as organizações decidem sobre a configuração organizacional que será usada para agrupar as várias atividades. O processo organizacional de determinar como as atividades devem ser agrupadas chama-se Departamentalização.

Formas de Departamentalizar: Função; Produto ou serviço; Território; Cliente; Processo; Projeto; Matricial e Mista.

Deve-se notar, no entanto, que a maioria das organizações usa uma abordagem da contingência à Departamentalização: isto é, a maioria usará mais de uma destas abordagens usadas em algumas das maiores organizações. A maioria usa a abordagem funcional na cúpula e outras nos níveis mais baixos.

1.1 Departamentalização por funções

A Departamentalização funcional agrupa funções comuns ou atividades semelhantes para formar uma unidade organizacional. Assim todos os indivíduos que executam funções semelhantes ficam reunidos, todo o pessoal de vendas, todo o pessoal de contabilidade, todo o pessoal de secretaria, todas as enfermeiras, e assim por diante.

A Departamentalização funcional pode ocorrer em qualquer nível e é normalmente encontrada muito próxima à cúpula.

• Vantagens: As vantagens principais da abordagem funcional são: Mantém o poder e o prestígio das funções principais; Cria eficiência através dos princípios da especialização; Centraliza a perícia da organização; Permite maior rigor no controle das funções pela alta administração; Segurança na execução de tarefas e relacionamento de colegas; Aconselhada para empresas que tenham poucas linhas de produtos.

• Desvantagens: Existem também muitas desvantagens na abordagem funcional. Entre elas podemos dizer: A responsabilidade pelo desempenho total está somente na cúpula; Cada gerente fiscaliza apenas uma função estreita; O treinamento de gerentes para assumir a posição no topo é limitado; A coordenação entre as funções se torna complexa e mais difícil quanto à organização em tamanho e amplitude; Muita especialização do trabalho.

1.2 Departamentalização de produto

É feito de acordo com as atividades inerentes a cada um dos produtos ou serviços da empresa.

Exemplos: Lojas de departamentos; A Ford Motor Company tem as suas divisões Ford, Mercury e Lincoln Continental; Um hospital pode estar agrupado por serviços prestados, como cirurgia, obstetrícia, assistência coronariana.

• Vantagens: Algumas das vantagens da Departamentalização de produtos são: Pode-se dirigir atenção para linhas especificas de produtos ou serviços; A coordenação de funções ao nível da divisão de produto torna-se melhor; Pode-se atribuir melhor a responsabilidade quanto ao lucro; Facilita a coordenação de resultados; Propicia a alocação de capital especializado para cada grupo de produto; Propicia condições favoráveis para a inovação e criatividade.

• Desvantagens: Exige mais pessoal e recursos de material, podendo daí resultar duplicação desnecessária de recursos e equipamento; Pode propiciar o aumento dos custos pelas duplicidades de atividade nos vários grupos de produtos; Pode criar uma situação em que os gerentes de produtos se tornam muito poderosos, o que pode desestabilizar a estrutura da empresa.

1.3 Departamentalização territorial

Algumas vezes mencionadas como regional, de área ou geográfica. É o agrupamento de atividades de acordo com os lugares onde estão localizadas as operações. Uma empresa de grande porte pode agrupar suas atividades de vendas em áreas do Brasil como a região Nordeste, região Sudeste, e região Sul. Muitas vezes as filiais de bancos são estabelecidas desta maneira.

As vantagens e desvantagens da Departamentalização territorial são semelhantes às dadas para a Departamentalização de produto. Tal grupamento permite a uma divisão focalizar as necessidades singulares de sua área, mas exige coordenação e controle da administração de cúpula em cada região.

1.4 Departamentalização por cliente

A Departamentalização de cliente consiste em agrupar as atividades de tal modo que elas focalizem um determinado uso do produto ou serviço. A Departamentalização de cliente é usada principalmente no grupamento de atividade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com