TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importância da contabilização da tomada de decisões na administração pública

Seminário: Importância da contabilização da tomada de decisões na administração pública. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2014  •  Seminário  •  521 Palavras (3 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 3

A importância da contabilidade para a tomada de decisão na gestão publica

Com as várias transformações que a contabilidade publica vem sofrendo um novo Modelo de Contabilidade Aplicada ao Setor Publico, através de informativos MCASP, vêm com o objetivo de convergir as praticas de contabilidade já existentes em padrões estabelecidos através das normas Internacionais de Contabilidades Aplicadas ao setor Público. Esse novo modelo tem como intuito renovar o sentido da Contabilidade como ciência, e o patrimônio como seu objeto de estudo. Dessa forma o Decreto n° 6.976, de 7 de outubro de 2009, estabeleceu os objetivos para que as adequações necessárias fossem feitas para se atingir à convergência internacional de padrões contábeis; sendo estes:

* estabelecer normas e procedimentos contábeis para federação através dos manuais

* manter e aprimorar o Plano de contas aplicado ao setor publico

* padronizar as prestações de contas e os relatorios e demonstrativos de gestão fiscal, através dos MDF (Manuais de Demonstrativos Fiscais)

* disseminar as informações dos padrões estabelecidos pelo MCASP e o MDF, para a união, estados municípios e distrito federal

A gestão publica não se faz sem a contabilidade, ou melhor a base principal de uma gestão publica é a contabilidade com seus orçamentos anuais que provem da LOA , LDO E PPA, e como estamos numa era de novos implementos , novas ações em prol da modernização e da austeridade da contabilidade e das finanças publicas, dois grandes marcos se sobressaem : a promulgação da Lei de Responsabilidade Fiscal _ LRF e a convergencia do setor publico às normas internacionais de contabilidade aplicadas ao setor publico.

Importantes terminologias utilizadas na Contabilidade de Custos

Dentro da contabilidade de custos temos algumas terminologias que ganham destaque devido a alta utilização em traduções de relatórios muitas vezes difíceis de serem compreendidos. Portanto para que haja uma comunicação de igual compreensão entre administradores e contabilistas termos como: gastos, custos, despesas, perda, desembolso e investimentos se tornam matéria de estudo.

Definição de Termos:

Gasto: é classificado como toda e qualquer compra, ou seja, aquisição de bem ou serviço que a empresa faça. Como por exemplo, gasto com energia elétrica, aluguel, pagamento de funcionários não necessariamente ligado à produção podendo ser gastos com aquisição de imobilizado, locação de maquina reprográfica etc.

Custo: é todo gasto necessário para a produção de um novo bem ou serviço, sempre está ligado á produção seja este custo direto ou indireto. Tais como matéria prima consumida, depreciação de maquinário do depto de produção, pagamento salários dos funcionários da fabrica, consumo de água e energia da fabrica etc.

Despesa: é todo bem ou serviço que é utilizado para a obtenção de receitas, nenhum desses gastos com despesa é utilizado na produção de bem ou serviço, portanto não é considerado um custo.

Perda: é algo fora do esperado onde um bem ou serviço é consumido involuntariamente como a destruição por incêndio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com