TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importância da história da educação

Seminário: Importância da história da educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2013  •  Seminário  •  522 Palavras (3 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 3

A importância da História da Educação

Existe uma interrogação relacionada à importância da disciplina denominada história da educação, e um fato interessante é analisar que não haveria desenvolvimento educacional se não houvesse uma análise do que fora ensinado ou estudado no passado.

A história da educação é o principal instrumento que possibilita entender, interpretar e problematizar o processo educativo no decorrer do tempo. A importância dessa disciplina para a formação de futuros pedagogos encontra-se na relação direta estabelecida entre o passado e o presente, ajudando-nos a compreender historicamente os acontecimentos que marcaram a sociedade e sua relação com a educação.

Estudar a trajetória do processo educativo em várias épocas é fundamental para a formação de educadores com pensamento crítico, com ampla visão e capazes de refletir sobre as idéias e propostas educativas. Interessante ressaltar a importância de uma análise crítica dos meios de informação disponíveis atualmente, e é com uma análise do paralelo histórico educacional que se pode basear, se uma informação emitida pela mídia dos dias atuais tem algum fundamento com a realidade, já que vivemos em uma era de informações sensacionalistas, e um profissional da área educativa não se pode dar ao luxo de embasar seus argumentos em uma informação que não condiz com a realidade. Necessário se faz uma análise crítica de tudo que se lê...

A história da educação vem sendo estudada e consolidada, firmando-se como principal elemento para o entendimento da educação ao longo da história. Dessa forma, é possível entender e relacionar o que outrora aconteceu com os acontecimentos da atualidade, mostrando assim que fazemos parte da história e que podemos intervir no futuro. A história da educação está sendo constantemente escrita, e todos os profissionais da área educacional têm uma participação nessa evolução. É indispensável, portanto, manter-se sempre informado e pronto para utilizar uma técnica que seja inovadora ou simplesmente uma reestruturação de uma técnica anterior de ensino que caiba na situação atual.

Outro fator que se faz necessário para análise da importância do estudo da disciplina história da educação é o conhecimento das diferentes culturas e tradições que compõem a nossa história, não se restringindo apenas ao ambiente escolar, mas analisando o processo educativo de um modo geral, desde o início, antes mesmo do surgimento das escolas. Os costumes variados com que temos contato constantemente não podem nos desviar da realidade da informação. O conhecimento das diferentes identidades culturais abre os nossos leques de informações e torna mais fácil o entendimento de cada realidade específica, proporcionando ao futuro pedagogo um vasto crescimento profissional.

Para uma conclusão final é interessante ressaltar que todo profissional da área educacional deve se empenhar no estudo geral da história da educação, com o objetivo de que este educador tenha uma excelente base de conhecimentos e seja capaz de entender a realidade da educação nos dias atuais, buscando sempre melhorar a qualidade da educação no nosso ambiente, utilizando-se dos métodos já existentes e que funcionam no processo de ensino-aprendizagem, ou até mesmo podendo desenvolver o seu próprio método de ensino

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com