TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Imunidade Tributaria

Exames: Imunidade Tributaria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2013  •  511 Palavras (3 Páginas)  •  384 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇAO:

A imunidade tributária é um comando normativo previsto na constituição que tende a afastar a incidência de tributos sobre determinadas pessoas, situações ou bens. Esta imunidade é determinada pelo art. 150 inciso 6 da CF, onde contém 4 alíneas que são A, B, C e D.

Geralmente a norma é direcionada aos impostos, e os legisladores constituintes que resolveram disciplinar tais normas buscando privilegiar valores que devem ser considerados como superiores ou importantes. A mesma pode estar ligada a uma ou mais espécies tributárias, dependendo do comando normativo previsto no texto, podendo ser elas: contribuições de melhoria, empréstimos, impostos ou contribuições.

ART. 150 inciso 6 da CF.

Alinea A - Imunidade reciproca - União, Estado, município e Distrito Federal não podem cobrar impostos um do outro, assim gerando imunidade reciproca . Ou seja, a imunidade reciproca preserva o principio federativo, prevenindo atritos entre as entidades politicas, decorrentes de relações jurídicas de natureza tributarias.

Exemplo: Não pode haver cobrança de IPVA estadual sobre a propriedade do veiculo automotor da prefeitura do município, pois o município é imune ao imposto estadual.

Alinea B – Imunidade religiosa – Os templos de qualquer culto estão imunes a qualquer incidência de impostos. As Igrejas deverão ser protegidas dos impostos em todas as suas manifestações direta ou indiretamente ligadas à difusão da atividade religiosa desde que aquele valor seja convertido para objetivo institucional da entidade religiosa.

Alinea C– Imunidade subjetiva- Nessa Alinea contempla as normas de imunidades para:

• Sindicatos dos trabalhadores

• Partidos políticos – terá imunidade em impostos, patrimônio, renda, serviços e ainda sobre suas fundações.

• Instituição de educação - Aqueles que promovem educação formal : escolas ou faculdades etc. E educação informal : bibliotecas, centro de pesquisas etc.

• Entidade beneficente de assistência social sem fim lucrativo - Não pagarão os impostos, uma vez que a assistência social é tratada no artigo 203 e 204 da constituição ela não poderá ser prestigiada e onerada dos impostos .

Todas essas entidades só serão imunes aos impostos, se cumprirem os requisitos mencionados no art. 14 do CTN que são:

- Não distribuir os lucros.

- Não pode remeter verbas para o exterior.

- Manter as obrigações acessórias.

Alinea D – Imunidade de imprensa – imunidade que afasta os impostos sobre livros, jornais e periódicos, ou seja, papeis destinados a sua impressão, Prestigiando-se a liberdade de expressão e a difusão do conhecimento. Segundo a súmula 657 do STF quaisquer filmes de papeis destinados ao trabalho fotográfico, e tintas que vão para impressão não são imunes.

E assim é estabelecida a Constituição Federativa da imunidade tributaria dando as entidades seus benefícios de criar uma proteção contra seus tributos desde que sejam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com