TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Imunodeficiências Celular

Projeto de pesquisa: Imunodeficiências Celular. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  793 Palavras (4 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 4

Imunodeficiências celular

Imunodeficiências celulares é de substancial importância ressaltar que nessas condições os patógenos que mais se desenvolvem são os intracelulares, mostrando a relevância da resposta celular no combate a esses microorganismos. As imunodeficiências combinadas apresentam infecções por agentes intra e extracelulares. Para diagnosticar as imunodeficiências combinadas, faz-se a avaliação da resposta imune humoral e celular. A mais importante imunodeficiência combinada é a do tipo comum variável. Outra causa de imunodeficiências são alterações em células fagocíticas, principalmente neutrófilos e infecções que são causadas principalmente por estafilococos, fungos e bactérias gram negativo,.

Conclui-se que o sistema imunológico está relacionado com resposta humoral, celular, ação de fagócitos e sistema de complemento. Sendo assim, determinadas infecções de agentes intra e extracelulares que se iniciam na infância ou são congênitas podem estar associadas como as imunodeficiências primárias.

Imunodeficiências Humorais

Hipogamaglobulinemia congénita. Possui herança ligada ao cromossoma X, com franca predominância em indivíduos do sexo masculino (mais de 80% dos casos). Na forma mais grave da doença, a agamaglobulinemia congénita ou doença de Bruton, há ausência de gamaglobulina séria e de anticorpos circulantes. O paciente normalmente é assintomático nos primeiros 6 meses de vida, período em que ainda é protegido pelos anticorpos maternos que atravessaram a barreira placentária(imunoglobulinas G). Quando começam a diminuir os níveis sérios desses anticorpos, observam-se infecções bacterianas de repetição, cujos principais agentes etiológicos são os estafilococos: S. pneumoniae e H. influenzae. As infecções mais frequentes nesses pacientes são as do aparelho respiratório (sinusites, otites e pneumonias).

Hipogamaglobulinemia transitória da infância. Decorre de menor produção de IgG pela criança em torno dos 6 meses de idade, mantendo níveis sérios normais de IgA e IgM. Clinicamente, a doença manifesta-se por infecções respiratórias de repetição no período de 3 a 5 meses, com aumento da produção de IgG, até atingir os níveis normais. Deficiência selectiva de IgA. É uma das imunodeficiências humorais mais comuns, com incidência de 1:328, em estudo realizado com doadores de sangue nos Estados Unidos. Ocorre predominantemente na raça branca, acometendo duas vezes mais o sexo masculino. A deficiência de IgA secretora, principal imunoglobulina presente nas secreções, predispõe a infecções respiratórias, gastrointestinais e urogenitais. Trabalho realizado com 20 pacientes portadores de sinusopatia crónica identificou deficiência de IgA em 9 deles. Esses pacientes possuíam história de vários tratamentos clínicos e cirúrgicos, para a sinusopatia, sem sucesso. Contudo, é relatado que pequena parcela desses pacientes pode permanecer assintomática.

FAGOCÍTICA

1. FISIOPATOLOGIA: Quase todos eles são de origem genética e afetam o sistema imune inato.

2. Em alguns tipos de distúrbios fagocíticos, os neutrofilos estão prejudicados de modo que eles não podem sair da circulação e viajam até os sítios de infecção..

MANIFESTAÇÕES CLÍNICAS: As pessoas com distúrbios na celulas fagociticas podem desenvolver infecções fúngica, a partir de organismos, cândidas e infecções virais a partir do vírus herpes zoster.

1. MANIFESTAÇÕES CLÍNICAS: As pessoas com distúrbios na

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com