TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Incentivo à Leitura

Artigo: Incentivo à Leitura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2013  •  1.463 Palavras (6 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 6

Incentivo à leitura

Incentivo à leitura é um questionamento e nos leva a refletir sobre como ensino da leitura na escola é importante nos dias de hoje. Nesta reflexão, é primordial analisar os fatores que impedem o incentivo à leitura e a formação de sujeitos leitores para que possamos apresentar caminhos e renovação e de qualificação na prática pedagógica relativo a leitura.

LER É O MAIOR BARATO

O projeto pedagógico deverá ser o eixo norteador do planejamento da ação educativa. Atividades que favoreçam a criança viver experiências ricas e de seu interesse, que promovam o acesso a diferentes linguagens, de forma que todas as crianças possam atuar com autonomia e liberdade de expressão, interagindo com os colegas de forma cooperativa e solidária. É nesse sentido que o projeto “Ler é o maior barato” atribui relevância dos primeiros contatos com a leitura e a escrita com a literatura infantil nas salas de aula onde as crianças vivenciam grande parte de sua realidade através da fantasia e da imaginação e também vai de encontro com os objetivos do projeto político pedagógico da escola que é formar alunos leitores.

SUMÁRIO

• Introdução

• Justificativa

• Objetivos

• Público-alvo

• Metodologia

• Formas de Registro

• Resultados

• Planilha de custos

• Referencias Bibliográficas

Projeto “Ler é o maior barato”

INTRODUÇÃO

Em uma sociedade letrada as crianças se relacionam com a linguagem escrita, percebendo sua utilização, características e modalidades muito antes de seu ingresso na escola. O próprio nome da criança, que é o primeiro texto com real significado, o nome de seus familiares mais próximos, rótulos, cartazes, livros de histórias infantis que costuma ouvir em casa, enfim, existe um mundo de textos ao redor da criança que permite que ela interaja com a escrita em diferentes contextos de uso; porém apenas a interação não é suficiente para que a criança compreenda o sistema da língua escrita.

O livro escolhido para desenvolver o projeto foi "Arca de Noé" de Vinícius de Moraes. Este livro é formado por 32 poemas, a maioria sobre bichos. Extremamente criativa essa obra faz parte do imaginário de uma geração que foi criança da década de oitenta. Dentre os 32 poemas, foi escolhido " As borboletas". Este poema nos fala da diversidade de cores e as características expressadas por elas nas borboletas.

JUSTIFICATIVA

Não se forma bons leitores se eles não têm um contato íntimo com os textos. Há inúmeras maneiras de fazer isso. O importante é que o material escrito apresentado aos alunos seja interessante e desperte a curiosidade das crianças. A necessidade da realização do projeto “Ler é maior barato” justifica-se por entendermos que a leitura alarga os conhecimentos e capacita a criança a interagir no mundo de modo criativo e transformador. É uma atividade motivadora e oportunidade de trabalhar com um escritor importante da nossa língua e promover o prazer e a confiança em aprender.

OBJETIVOS

Objetivo Geral:

• Utilizar textos de Vinicius de Moraes para desenvolver a formação do leitor/escritor de poesias e textos diversos.

Objetivos Específicos:

• Incentivar e desenvolver o trabalho em grupo;

• Despertar o interesse do aluno pela leitura;

• Incentivar a leitura e o contato com os livros desde cedo.

• Tornar a leitura um ato prazeroso.

PÚBLICO ALVO

O público a que se destina o projeto são os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, faixa etária de 6/7 anos de uma escola da rede pública em processo de alfabetização.

METODOLOGIA

Todas as atividades do projeto serão realizadas em sala de aula. A idéia inicial é a de tornar o conteúdo da disciplina de Língua Portuguesa mais dinâmica, menos descritiva, e valorizar mais as pesquisas. As atividades serão realizadas através de redação, recorte e colagem, leituras, pesquisa e a elaboração de um livrinho de poesias confeccionado pelos alunos.

1ª atividade: 2 aulas

Apresentar o livro "Arca de Noe" e ler para as crianças alguns poemas como "O pato", "A casa", e indagando se já os conhecem.

Objetivo: Despertar curiosidade nos alunos sobre o poeta Vinícius de Moraes. É uma oportunidade importante de se trabalhar um autor em sala de aula e a riqueza de conteúdos que podemos levar para as crianças deixando a prática educativa mais interessante.

2ª atividade: 2 aulas

Deixar a turma manusear o livro, chamando atenção para a forma da escrita dos textos. A partir do momento em que o aluno vai percebendo o que está à sua volta, as diferentes linguagens que o cercam, começar a ampliar sua visão de mundo com a escrita. Neste sentido, antes de ler a palavra, a criança já vivenciou diversas leituras do mundo e trabalhar com poemas é uma forma interessante de mostrar diferentes formas de leitura.

3ª atividade: 4 aulas

Pedir para os alunos pesquisarem com a ajuda dos pais em revistas,jornais e livros diferentes tipos de textos e levar para sala de aula esses textos para juntos compararmos os textos escritos no livro “Arca de Noé” com os textos de histórias, receitas e textos informativos, mostrando a diferença no tipo da escrita.

Objetivo: O convívio com os livros de literatura, com diferentes textos, permitirá detonar as múltiplas visões que cada criação literária sugere e permitirão diversas interpretações que decorrem de "leitura de mundo" de cada um.

4ª atividade: 1 aula.

Apresentação do texto: "As borboletas", fazendo a leitura, professor com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com