TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O INCENTIVO A LEITURA DE LIVROS INFANTIS

Por:   •  2/5/2017  •  Projeto de pesquisa  •  6.533 Palavras (27 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 27

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

CÁSSIA ELAINE SOARES

 INCENTIVO A LEITURA DE LIVROS INFANTIS  

[pic 3]

Marilia

2016

 INCENTIVO A LEITURA DE LIVROS INFANTIS  

trabalho de conclusão de curso

Projeto de Ensino apresentado à Universidade

Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito

parcial para a obtenção da conclusão.

Profª Lilian Amaral da Silva Souza

Soares, Cassia Elaine. A PRATICA DA LEITURA DE LIVROS INFANTIS. Marília-SP 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – UNOPAR - Universidade Norte do Paraná.

SUMARIO

RESUMO        

INTRODUÇÃO        

Revisão Bibliográfica        

PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DO PROJETO DE ENSINO        

PROBLEMATIZAÇÃO:        

Objetivos        

CONTEUDO        

O incentivo à leitura        

Processo de desenvolvimento        

CRONOGRAMA        

Recursos humanos e materiais        

CONSIDERAÇÕES FINAIS.        

        R/EFERÊNCIAS..........................................................................................................................

O INCENTIVO À LEITURA DE LIVROS DE LITERATURA INFANTIL NO ENSINO FUNDAMENTAL.

RESUMO

 A leitura é fundamental para a formação do aluno onde usufruindo dela, o aluno terá um maior desenvolvimento na instituição escolar e se tornará um leitor apto ao hábito de ler e para fazer acontecer esse processo de leitura deve ser feito na escola, onde os procedimentos utilizados pelos professores são essenciais para que esse trabalho possa acontecer. Essa pesquisa teve como objetivo ressaltar a importância das propostas de trabalho pedagógico que os professores utilizam para incentivar a leitura de livros de literatura infantil, contribuindo assim na formação de leitores. Os métodos utilizados na realização da pesquisa foram livros referentes à importância da leitura na escola e sobre as propostas pedagógicas em relação ao incentivo á leitura de livros de literatura infantil e o questionário realizado com sete professoras do 1º ao 5º ano, da Escola Municipal Ensino Fundamental Profª Nilce                            Defini Diziola. Os procedimentos foi um levantamento através de um questionário com perguntas relacionadas aos processos pedagógicos utilizados pelos professores, cujo responderam. Os resultados obtidos é um incentivo á leitura na escola e que os procedimentos pedagógicos são fundamentais para motivar os alunos a lerem, e que esse trabalho deve ser rotineiro em sala de aula, dessa forma possa contribuir na formação de leitores.

Palavras chave: Leitura. Instituição escolar. Formação de leitores.

1 INTRODUÇÃO

Este projeto tem como tema: O Incentivo à Leitura de Livros de Literatura Infantil no Ensino Fundamental. Pois percebemos que a literatura, não está sendo explorada como se deve nas escolas e isto ocorre, em grande parte, pela pouca informação dos professores, porque a formação acadêmica, infelizmente não dá ênfase à leitura e esta é uma situação contraditória.

Existem dois fatores que contribuem para que a criança desperte o gosto pela leitura: curiosidade e exemplo. Os pais deveriam ler mais para os filhos e para si próprios. No entanto, de acordo com a Organização para a Educação, a Ciência e a Cultura das Nações Unidas (2005) somente 14% da população brasileira tem o hábito de ler, portanto, pode-se afirmar que essa sociedade não é leitora. Nesta perspectiva, cabe a escola desenvolver na criança o hábito de ler por prazer e jamais por uma obrigação. Contudo, acreditamos interessante abordar esse tema, pois se trata de um objeto de aprendizagem dos alunos do Ensino Fundamental, e para nossa formação é necessário que saibamos utilizar os procedimentos adequados ao incentivo à leitura e ainda possamos qualificar o nosso trabalho pedagógico em sala de aula. Entretanto, a instituição escolar pode ser o principal meio a desenvolver a leitura, devendo buscar estratégias e incentivar a leitura.

 O artigo tem como objetivos gerais, descrever através de revisão literária a importância da leitura para a criança no período do Ensino Fundamental.

- Identificar as estratégias que possibilitem um melhor aproveitamento do aluno com relação ao incentivo à leitura.

- Identificar em um grupo de professores do Ensino Fundamental as ações que executam o incentivo à leitura.

E nos objetivos específicos tende, a desenvolver habilidades de leitura.

- Mostrar a importância da literatura infantil para o desenvolvimento da linguagem escrita e oral do aluno.

- Discutir o posicionamento de diferentes autores sobre a importância da literatura infantil.

- Proporcionar momentos de maior envolvimento com livro literário de forma criativa e prazerosa contribuindo para uma formação mais ampla, irá identificar e conhecer os motivos que nos levaram a desenvolver o referido projeto.

Portanto, o objetivo maior deste artigo foi o levantamento das propostas de trabalho pedagógico que as professoras utilizam para incentivar a leitura de livros de literatura infantil do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

O projeto abordará a importância da leitura para formação da criança, na qual definimos as concepções de leitura no Ensino Fundamental; as orientações didáticas que devem ser utilizadas para estimular a leitura, questionar alguns procedimentos pedagógicos adequados ao estímulo a leitura. Segundo pesquisas realizadas por estudiosos na área da educação, explicitaremos o que é literatura infantil e quais livros despertam o interesse nos alunos do Ensino Fundamental. Também discorremos sobre o método de coleta e análise dos dados que será aplicado junto aos professores do Ensino Fundamental.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.8 Kb)   pdf (304.4 Kb)   docx (56.3 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com