TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS COMO INCENTIVO A LEITURA

Casos: O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS COMO INCENTIVO A LEITURA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2014  •  1.545 Palavras (7 Páginas)  •  1.519 Visualizações

Página 1 de 7

O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS COMO INCENTIVO A LEITURA

Artigo cientifico apresentado como instrumento de orientação para elaboração do TCC final do curso de pós-graduação lato sensu da Faculdade Candido de Mendes.

IPATINGA – MG

O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS COMO INCENTIVO A LEITURA

RESUMO

As novas tecnologias invadem o âmbito do lazer e do trabalho das pessoas a cada dia. Nesse sentido, novas formas de leitura e escrita inserem-se no cotidiano e fazem da escola um local especial de ensino e aprendizagem desses novos gêneros textuais. Dessa maneira, uma preparação dos estudantes e dos docentes torna-se fundamental para o acolhimento desses novos gêneros textuais e dessas novas formas de ler e escrever.

Palavras-chave: Leitura, novas formas de leitura, tecnologia, ensino.

INTRODUÇÃO

As tecnologias digitais estão cada vez mais presentes nas atividades sociais de jovens e adultos. Aparelhos eletrônicos como celular, notebook, tablet, entre outros, fazem parte da vida de muitos estudantes que levam esses aparelhos para todos os lugares, inclusive, para a escola.

Nesse contexto, sabe-se que as aulas tradicionais estão ficando menos atrativas e perdendo espaço para as diversas possibilidades que as tecnologias digitais podem oferecer desde atividades de entretenimento a recursos pedagógicos. Mesmo diante da nova eram digitais, os professores são cobrados pelo currículo da escola, pelos vestibulares e pelos concursos, a trabalharem em sala de aula com conteúdos gramaticais, produção de textos etc., o que às vezes não agrada muito aos adeptos da geração digital.

Partindo desse pressuposto, verifica-se que cabe à escola enriquecer o método de ensino e aprendizagem do aluno diversificando as atividades escolares. É preciso buscar novos meios de lidar com o ensino de língua materna modificando o paradigma das práticas da resposta pronta, do discurso monológico centrado no educador, das regras gramaticais voltadas apenas para os conteúdos fora de contexto.

Não considerar a situação de comunicação nos trabalhos com a leitura e a escrita é um dos principais fatores que causam as dificuldades enfrentadas pelos alunos na aprendizagem da língua materna. A partir desse ponto de vista, percebe-se que, a prática de leitura e escrita da Língua Portuguesa tem sido um desafio na sala de aula, tanto para os professores quanto para os educandos.

JUSTIFICATIVA

Observando a maineira como os alunos escrevem suas produções de texto, uso de observação erronia tipo: “vc ao invés de você, tb ao invés de também, entre outros nas produções de texto dos alunos. Importante é que os alunos que por mais exemplos a maneira de se escrever nas redes sociais é de um jeito e a maneira em que a linguagem é livre porém, ao escrever uma escrita padrão.

A escola neste sentido deve orientar os alunos a escrever direito mesmo nas redes sociais, os alunos prescisam entender as regras de escritas, as concordâncias, por exemplo: para que dessa adequação nas diversas áreas de comunicação, para que as adequação possa ser usada de forma correta a linguagem deve ser adequada as diversas áreas de comunicação sem correr o risco de errar ao produzir um texto, de forma correta, uma das maneira mais eficaz de fazer isso seria a produção de cartas, historias em quadrinhos e o envio de e-mail entre colegas de classe.

Mediante essas observações que esse artigo cientifico pretende fazer a respeito da facilidade de compreensão e mostra também que as novas tecnologias podem ajudar no aperfeciomento da língua portuguesa e da escrita.

As escolas tem como público alvo a “geração net”, ou seja, crianças e jovens que nasceram e vivem num contato habitual e intenso com a tecnologia e que usam essa tecnologia como instrumento para partilha de informação e conhecimento.

Nesse sentido, deve desenvolver atividades unindo o texto literário impresso e digitalizado e oferecer serviços que proporcionem a troca de experiências relacionadas à leitura e aos livros de literatura, objetivando, assim, conquista de seus usuários.

Hipoteses e Problema

Hoje em dia os leitores saíram do conforto do lar, e é possível ver pessoas lendo em todos os lugares. A escola é um espaço privilegiado para facilitar o acesso de livros aos alunos, porém a criação de estratégias para incentivá-los a tomarem o gosto pela leitura faz parte do ofício docente.

Sabemos que a variedade dinâmica de portadores de texto disponibilizados pela Internet e contemplados pela tecnologia digital contribui para ampliação do interesse de qualquer público. No entanto, filtrar todo o universo virtual é uma missão que só se faz valer se o leitor souber definir critérios para a seleção do que vai ler. E a vivência em inúmeras situações de leitura permite definir qual gênero ler, se conhecer as características individuais de cada um.

A escola é um espaço privilegiado para facilitar o acesso de livros aos alunos, porém a criação de estratégias para incentivá-los a tomarem o gosto pela leitura faz parte do ofício docente. Sabemos que a variedade dinâmica de portadores de texto disponibilizados pela Internet e contemplados pela tecnologia digital contribui para ampliação do interesse de qualquer público.

No entanto, filtrar todo o universo virtual é uma missão que só se faz valer se o leitor souber definir critérios para a seleção do que vai ler. E a vivência em inúmeras situações de leitura permite definir qual gênero ler, se conhecer as características individuais de cada um.

A oportunidade de ler está vinculada à disponibilidade e à variedade de livros e, com o advento da Internet, ampliou-se o universo da matéria escrita. Assim sendo, podemos crer que a tecnologia afeta a educação profundamente e não pode ser ignorada, pois ela está presente no cotidiano de grande parte das pessoas.

Portanto,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com