TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inclusão Social

Artigo: Inclusão Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2013  •  1.683 Palavras (7 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 7

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SERVIÇO SOCIAL

T PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR

Rio Branco

2013

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR

Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de produção textual de grupo.

Prof. Amanda Boza, Helenar R. Sampaio, Rodrigo E. Zambon, Rodrigo Trigueiro.

Rio Branco

2013

SUMARIO

1. INTRODUÇÃO...................................................................................................04

2. DESENVOLVIMENTO........................................................................................05

3. CONCLUSÃO.....................................................................................................09

4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.................................................................10

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por objetivo apresentar ferramentas fundamentais para a produção do conhecimento e organização dos processos de trabalho no serviço social. E subsidiar o futuro profissional na elaboração de artigos projetos que futuramente será elaborado pelo profissional.

Gerar conhecimento a cerca das politicas e programas sociais vigentes, ressaltar a questão social como principal objeto de intervenção da profissão, o profissional que atua na área das politicas sócias precisa esta bem informada a cerca das politicas setoriais, pois as essas politicas serviram de embasamento teórico para profissão.

O presente artigo tem por objetivo a inclusão social e produtiva da população extremamente pobre tornando residual o percentual dos que vivem abaixo da linha de pobreza. Os objetivos específicos se definem da seguinte forma, elevar a renda familiar per capita, ampliar o acesso aos serviços públicos e ações de cidadania e bem estar social, ampliar o acesso às oportunidades de ocupação e renda por meio de ações de inclusão produtiva nos meios urbano e rural.

O plano segue a partir desses objetivos buscando a inclusão social e a superação do nível extremo de pobreza, os programas sociais vigentes auxiliam bastante, toda família beneficiaria dos programas do governo federal, pode ser inserida em cursos profissionalizantes, incentivo a qualificação e que esta família não se torne dependente dos programas, mas que busque superar as péssimas qualidades de vida ao esta sendo submetido por tantas diferenças econômicas e sociais.

O presente estudo sobre a pobreza no Brasil contemporâneo e formas de seu enfretamento nos remeteu uma abordagem quantitativa e qualitativa, descritiva, da importância da superação da pobreza no Brasil, das péssimas qualidades de vida que alguns indivíduos são submetidos, muitos sem opção, o próprio sistema capitalista lhe empoe, rejeitado pela sociedade, sem condições de exigir os próprios direitos, obriga-se a viver as margens da sociedade.

O trabalho desenvolvido através de recursos pesquisa da própria conjuntura histórica e seus dados quantitativos e também diversos referenciais bibliográficos por meio de abordagens investigativas para embasamento teórico, e tentar solucionar ou amenizar os altos índices de pobreza no Brasil. Incluir cidadãos que hoje se encontram abaixo da linha da pobreza, aos mínimos sociais. A pesquisa bibliográfica oferece meios que nos auxiliam nas definições e resoluções de problemas e permite também que seja analisado sob nova abordagem, produzindo novas conclusões.

O programa Bolsa Família foi criado em 20 de outubro de 2003, pelo governo federal é considerado um eixo estratégico para integração de politicas e ações no enfrentamento a pobreza no acesso a educação e no combate ao trabalho infantil. Desde sua criação em 2003, cerca de 4,3 milhões superam a linha de extrema pobreza. A autora usou recursos quantitativos e qualitativos, e referencial bibliográfico, o programa bolsa família grande alvo deste artigo se resume na unificação dos programas federais desenvolvidos no decorrer de todos esses anos, com intencionalidade de erradicar a pobreza. O numero de pessoas atendidas pelo Programa Bolsa Família de acordo com estatísticas do ano de 2012 foi de 13 milhões famílias em todo território nacional, incluindo os 5.564 municípios brasileiros, em 2010 cerca de 4,3 milhões de famílias superaram a linha de extrema pobreza.

A globalização da economia na modernidade é a expressão da contradição, provocada na reprodução ampla do capital. No campo social há um aprofundamento da enorme lacuna que dividi ricos e pobres. O enfrentamento a pobreza é uma das grandes mazelas do serviço social, o enfrentamento a questão social de modo geral exige do profissional preparo e embasamento teórico, para lhe dar com a realidade da profissão.

A questão social esta presente nas diversas situações que chegam ao profissional como necessidades de demandas dos usuários, que buscam atendimento nas esferas da saúde, habitação, assistência, nas precárias condições de vida das famílias, na situação dos moradores de rua, na busca do reconhecimento dos direitos trabalhistas e previdenciários por parte dos trabalhadores rurais, na violência domestica entre tantos outros exemplos.

A cada nova demanda exige do profissional conhecimento da politica abordada, assim o assistente social, é chamado a implementar e viabilizar direitos sociais de os meios de condições de exerce-lo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com