TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inclusão Social

Resenha: Inclusão Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/8/2014  •  Resenha  •  250 Palavras (1 Páginas)  •  213 Visualizações

nclusão social é um conjunto de meios e ações que combatem a exclusão aos benefícios da vida em sociedade, provocada pela falta de classe social, origem geográfica, educação, idade, existência de deficiência ou preconceitos raciais. Inclusão Social é oferecer aos mais necessitados oportunidades de acesso a bens e serviços, dentro de um sistema que beneficie a todos e não apenas aos mais favorecidos no sistema meritocrático em que vivemos.

Segundo SASSAKI:

“Inclusão social é o processo pelo qual a sociedade e o portador de deficiência procuram adaptar-se mutuamente tendo em vista a equiparação de oportunidades e, consequentemente, uma sociedade para todos”.

(Sassaki, 1999, p. 167).

A inclusão beneficia todas as pessoas e não só as com deficiência, porque a verdadeira inclusão é para todos e não só para os excluídos que provarem estar aptos.

Entende-se que a escola precisa re-significar suas funções políticas, sociais e pedagógicas, adequando seus espaços físicos, melhorando as condições materiais de trabalho de todos os que nela atuam, aprimorando suas ações para garantir a aprendizagem, buscando atender as necessidades de qualquer educando, sem discriminação. As equipes devem trabalhar interdisciplinarmente, o espaço deve ser adequado (para que crianças portadoras de paralisia cerebral ou qualquer outra delimitação que necessite de cadeira de rodas, possam se locomover com autonomia), que os tempos de elaboração e apropriação dos conteúdos sejam diferenciados e que as modalidades de assimilação de aprendizagem tenham compassos diferentes.

Todos envolvidos no processo educativo necessitam da mesma atenção, alguns precisam de um olhar mais atento, mas não mais importante do que os demais.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com