TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Industria Cultural Na Educação

Pesquisas Acadêmicas: Industria Cultural Na Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2014  •  1.031 Palavras (5 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 5

Os meios de comunicação de massa e interpessoais são instrumentos utilizados na realização do processo de comunicação de uma mensagem (ideia que se deseja comunicar) entre um emissor (pessoa que comunica uma mensagem) e um receptor (a quem é destinada a mensagem), possuem grande capacidade de penetração, e as relações sociais que mediam por meio das suas imagens e conteúdos conduzem as pessoas a uma vida distante da existência, uma vida de aparência e consumo passivo, seja de produtos, ideologias, valores, costumes, fatos e notícias.

Em nossos dias, de modo especial com a internet, mas ainda também com a TV, os meios de comunicação se tornaram canais poderosos, quase onipresentes, através dos quais são transmitidas não apenas mensagens, mas também valores, padrões de comportamento e convicções. A grandiosa influência dos meios de comunicação é inquestionável, e por isso não é tanto sua influência que deve nos preocupar, mas sobretudo a mensagem que é transmitida. Boa ou má, verdadeira ou falsa, edificante ou demolidora dos valores éticos, a mensagem poderá conquistar e até dominar as instituições como a escola, por exemplo. É preciso investir nas mensagens agregadoras.

Eliziara medrano, em seu artigo sobre a indústria cultural na escola aponta para problemas que acontecem na educação brasileira a esse respeito.

A escola vem absorvendo os meios de comunicação de massa, e as novas tecnologias da informação como parte do processo de modernização das relações sociais. Desse modo, o que parece estar em jogo quando se trata dos processos de absorção dessas ferramentas pela escola seria o pretexto da modernização das relações sociais, que, nessa fase de reestruturação do sistema capitalista, é representado pela informatização/automação das relações sociais como um todo.

Os saberes que circulam na escola estão vinculados à Indústria Cultural. “As organizações que criam esse currículo cultural não são instituições educacionais, mas, em vez disso, interesses comerciais que agem não em favor do bem social mas da vantagem individual” (Steinberg, opud, Silva, 1997). A escola-mercado vem tentando moldar o currículo às necessidades puramente conjunturais do capital.

A escola ainda é um espaço-limite de poder, na perspectiva de Michel Foucault, todavia em crise e transição para um espaço de controle mercadológico como diria Deleuze. A escola que disciplinava, sujeitava, punia e vigiava, hoje é uma empresa que visa, tão somente, a lucratividade. Todos são controlados pelo mercado, diretores, coordenadores, supervisores, professores e alunos. Não há mais um disciplinamento de um poder central para o bom funcionamento da vida social sob a lógica da sujeição. O que vemos hoje é controle contínuo, a emergência da escola não escola, da escola onde não há produção de conhecimento, onde não há pensamento, mas apenas adestramento, cópia puramente. Infelizmente, pode-se constatar que a escola se transformou em um negócio da indústria cultural quando vemos o mercado ditando uma igualdade que não existe, escondendo diferenças e desigualdades sociais há muito tempo construídas, fazendo parecer iguais classes e sociedades muito diferentes.

Deixa transparecer um quadro de superação do contexto de atraso e de desigualdade social, que se acentua quando essas políticas públicas de educação se veem dotadas dos meios (máquinas, técnicas e ideologia) da indústria cultural. Isso porque, no processo da dita modernização das relações sociais, Sobral já havia observado que [...] se há uma parte do Brasil que já tramita nos caminhos da modernidade e não deve perdê-la, há uma outra parte que ainda se encontra em outros estágios. Assim, a constituição do social pela educação pode se dar através da diminuição da desigualdade social com a ampliação das oportunidades educacionais, como também pela entrada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com