TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Indústria Farmacêutica

Trabalho Escolar: Indústria Farmacêutica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2014  •  815 Palavras (4 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 4

É muito ampla a área de atuação do profissional farmacêutico na indústria farmacêutica. Em relação às atividades por ele realizadas, podem ser citadas Industrialização de Medicamentos Homeopáticos, Industrialização de Medicamentos Alopáticos, Industrialização de Medicamentos Fitoterápicos, Estudos de Biotecnologia, Pesquisa e Desenvolvimento de Novas Moléculas, Industrialização de Cosméticos, Regulamentação e Educação.

O farmacêutico responsabiliza-se pela produção do medicamento, garantia de qualidade, embalagem de medicamentos, elaboração e controle da documentação técnica, controle de qualidade físico-química e microbiológico, assuntos regulatórios, serviço de atendimento ao consumidor (SAC), planejamento e controle da produção (PCP), marketing, desenvolvimento de produtos, pesquisa clínica, farmacovigilância, distribuição e representação comercial.

Quando responsável pela produção de medicamentos, o farmacêutico deve assegurar a produção de produtos farmacêuticos puros e eficazes, evitando o risco de contaminações ou misturas de produtos; exigindo o correto cumprimento das Boas Práticas de Fabricação em todas as etapas do processo e avaliando quando necessário, junto com a garantia da qualidade, os possíveis desvios de qualidade ocorridos no processo de fabricação das diversas formas farmacêuticas.

A garantia da qualidade é responsável por assegurar que as operações de produção e controle de qualidade estejam especificadas por escrito através de procedimentos operacionais padrão devidamente aprovados e arquivados. Coordena e planeja o programa de treinamento em Boas Práticas de Fabricação, capacitando colaboradores de diversos setores. Desenvolve ainda, programas de validação de processos, validação de limpeza, calibração e qualificação de equipamentos e instrumentos. Participa da qualificação e certificação de fornecedores de materiais e equipamentos. Responde também pelos sistemas de desvios de qualidade, auditorias internas e externas, controle de mudanças, dúvidas e reclamações de mercado, etc. É responsável pela aprovação/rejeição do produto final.

O farmacêutico responsável pelo setor de embalagem de medicamentos deve priorizar a adoção de procedimentos necessários a fim de evitar a contaminação cruzada por mistura e/ou substituição de medicamentos, participando juntamente com a garantia da qualidade das validações de processo e equipamentos do setor de embalagem, exigindo o cumprimento das Boas Práticas de Fabricação nos setores de embalagem primária e secundária. O farmacêutico responsável pela elaboração e controle da documentação técnica tem como função organizar e conferir todas as fórmulas qualitativas e quantitativas dos medicamentos, além de realizar a conferência de todas as técnicas de fabricação dos medicamentos, emitindo diariamente as ordens de produção utilizadas na produção de medicamentos.

O controle de qualidade físico-químico e microbiológico é responsável por aprovar ou rejeitar as matérias-primas, produtos semi-acabados, produtos terminados e materiais de embalagem, assegurando que os ensaios exigidos sejam realizados seguindo compêndios oficiais e na ausência destes por métodos analíticos validados e mantendo os registros das análises efetuadas. A manutenção de amostras analíticas para referência futura deve ser mantida e conservada pelos laboratórios de controle físico-químico e microbiológico. Deve assegurar que os materiais não sejam liberados para uso, nem os medicamentos liberados para comercialização até que a qualidade seja julgada satisfatória, realizando ainda o monitoramento ambiental das áreas de produção e controle.

O departamento de assuntos regulatórios elabora relatórios técnicos para registro de medicamentos, promovendo quando necessárias a modificação ou revalidação do registro de produto.

O farmacêutico responsável pelo SAC fornece as informações necessárias ao usuário sobre o consumo racional de medicamentos. Controla as reclamações e as

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com