TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inflacao

Tese: Inflacao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  Tese  •  773 Palavras (4 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 4

1.0 Introdução

Atualmente a inflação tornou-se a vila nos últimos tempos,ela também foi um grande drama da economia brasileira.Já nos anos 80 o país viveu a crise da dívida externa e a elevação da inflação.

Aplicando assim na tentativa de combater a inflação vários planos foram fracassados, mas com a implantação do Plano Real no ano de 94 a inflação ficou sobre controle.

No ano de 2012,a inflação brasileira foi para 5,84%,sendo que é importante observar que a meta estabelecida pelo Banco Central é de 4,5% com margem de dois pontos para mais ou para menos.

Com base em algumas pesquisas iremos relatar o conceito, algumas consequências e noticias sobre inflação, taxa de juros e taxa de cambio.

1.1 conceitos de inflação

É um conceito que representa o aumento de preços nos produtos num determinado país ou região, durante um período. Num processo inflacionário o poder de comprar da moeda caí traz algumas consequências para a economia dos países.

1.2 consequência

Emissão exagerada e descontrolada de dinheiro por parte do governo;

Demanda por produtos (aumento no consumo) maiores do que a capacidade de produção do país;

Aumento nos custos de produção (maquinas,matérias-primas e mao-de-obra) dos produtos;

1.2 consequência

Emissão exagerada e descontrolada de dinheiro por parte do governo;

Demanda por produtos (aumento no consumo) maiores do que a capacidade de produção do país;

Aumento nos custos de produção (maquinas,matérias-primas e mao-de-obra) dos produtos;

1.3 Noticias sobre inflação.

“A inflação deverá ficar próxima de 6% em todos os anos no governo da presidente Dilma Rousseff segundo estimativas divulgadas pelo Banco Central,por meio do terceiro trimestre deste ano.

Para 2013 a previsão oficial do Banco Central para IPCA, que ate junho deste ano estava de 6% passou para 5%(no cenário de referencia que considera juros e câmbios estáveis) e permaneceu em 5,8% no cenário mercado que contempla as previsões dos analistas dos bancos as taxas básica de juros da economia e para o valor do dólar.

Pelo sistema de metas que vigoro no Brasil,o Bando Central tem que calibrar os juros para atingir as metas pré-estabelecidas,tendo por base o IPCA.Para 2013 e 2014, a meta central de inflação é de 4% com intervalos de tolerância de dois pontos percentuais para cima ou para baixo.

Desse modo o IPCA pode ficar entre 2,5% e 6,5% sem que a meta seja formalmente descumprida”.

2.0 Conceito de taxa de juros

A taxa de juros pode ser definida como relação entre os juros pagos(recebidos) no período e no capital inicial.Tem por finalidade estipular o custo de dinheiro em um empréstimo ou em uma aplicação financeira.

Sendo um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com