TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Influências Educacionais

Trabalho Escolar: Influências Educacionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/3/2015  •  238 Palavras (1 Páginas)  •  222 Visualizações

Influências Educacionais

Para Froebel, o desenvolvimento ocorre segundo as seguintes etapas: a infância; a meninice; a mocidade e a maturidade.

A infância é o período em que a criança deve ser protegida pelos pais, porque ela é dependente. As atividades motoras e os sentidos são muito importantes nesse momento de vida.

Existem diferenças entre a educação positivista e a educação socialista.

Na educação positivista baseava-se em fatos reais e na experiência, não admitindo a duvida.

Priorizava a ideia de que a confiança do homem estava no conhecimento cientifico e considerava o homem o único capaz de descobrir as leis do universo.

Já a educação socialista caracterizava-se pela descrença no fatalismo e pela certeza de que só a ação humana, movida pela inteligência e pela energia, podia alterar os limites da condição humana, foi um período da história em que se defendia sob ponto de vista politico, a ideia de que a educação é universal e politécnica.

Para Dewey a escola não pode ser uma preparação para a vida, mas a própria vida, o educador deve descobrir os reais interesses da criança e só avançar na ampliação de seus poderes apoiando-se nesses interesses.

A educação construtivista propõe que o aluno participe ativamente do próprio aprendizado, mediante a pesquisa de grupo, o estimulo a duvida e o desenvolvimento do raciocínio entre outros. A teoria condena a rigidez no procedimento de ensino, as disciplinas estão voltadas para a reflexão e auto avaliação, portanto a escola não é considerada rígida.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com