TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Indicadores Educacionais

Trabalho Universitário: Indicadores Educacionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  212 Palavras (1 Páginas)  •  663 Visualizações

TIPO DE INDICADOR O QUE INDICA PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DEFINIÇÃO

Indicadores de educação no Brasil: AVALIA Baseiam-se numa visão ampla de qualidade educativa e, por isso, abrangem sete dimensões:

 ambiente educativo;

 prática pedagógica e avaliação;

 ensino e aprendizagem da leitura e da escrita;

 gestão escolar democrática;

 formação e condições de trabalho dos profissionais da escola;

 ambiente físico escolar;

 acesso e permanência dos alunos na escola. A avaliação educacional realizada pela AVALIA inclui alunos, famílias, professores e gestores. Isso permite oferecer um diagnóstico mais completo sobre os fatores que interferem na aprendizagem dos alunos e na qualidade do ensino, além de evidenciar questões referentes à gestão, aos processos e recursos, fornecendo informações objetivas para a formulação do planejamento pedagógico e institucional. Os indicadores educacionais, auxiliam na criação de políticas públicas voltadas para a melhoria da qualidade da educação e dos serviços oferecidos à sociedade por meio da instituição escolar.

Partindo do principio de que os indicadores sociais mostram como se encontra a situação do objeto de estudo, as politicas públicas utilizam-se desses dados para resolver ou não tais situações. A disponibilidade de um sistema amplo de indicadores sociais relevantes, válidos e confiáveis certamente potencializa as chances de sucesso do processo de formulação e implementação de políticas públicas, na medida que permite, em tese, diagnósticos sociais, monitoramento de ações e avaliações de resultados mais abrangentes e tecnicamente mais bem respaldados.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com