TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Informatização Do Sistema De Manutenção

Trabalho Escolar: Informatização Do Sistema De Manutenção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2014  •  1.981 Palavras (8 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 8

Informatização do sistema de manutenção

Sistema de manutenção Planejada

Manutenção em Disjuntores

Trabalho apresentado para avaliação do rendimento escolar na disciplina de Manutenção Industrial, do curso de Manutenção Eletroeletrônica, da Instituição Centro De Formação Profissional Pedro Martins Guerra ministrada pelo Instrutor Wellington.

Itabira

2011

Informatização do sistema de manutenção

Introdução

Um sistema informatizado de manutenção é um complexo de procedimentos operacionais, equipamentos, análises, estatísticas, controle de custos, de pessoal, solicitações de clientes, ofertas de fornecedores e necessidades de produção organizados de maneira lógica para o atendimento a um objetivo definido e no qual se utiliza a informática como ferramenta para viabilizar a organização e atingir objetivos.

A implantação desse sistema consiste na adequação das diversas variáveis, inclusive a seleção do software, num corpo consistente e único.

Objetivo

A informatização é o meio mais eficiente para reduzir custos nos trabalhos, que demoravam dias, através dela, a realização do trabalho pode ser em horas, economizando tempo e custos!

Uma boa parcela dos investimentos realizados no setor de manutenção está relacionado à informatização.

A informatização reflete no crescimento da área de prestação de serviços quanto a necessidade de constante modernização dos softwares aplicados no setor. Na maioria das empresas, a tendência mais óbvia é integrar a área de manutenção, primeiro com os sistemas de automação e depois com os sistemas corporativos em geral. Isto significa investimentos maiores na informatização.

Características do sistema

Uma vez definido o sistema, é necessário alimentá-lo com informação. Esta etapa é a de cadastramento, que demanda maior mão-de-obra e é o primeiro teste da adequação do sistema à realidade do ambiente em que será instalado. Durante o cadastramento deve-se ter visão crítica quanto à quantidade e qualidade das informações que estão sendo colocadas no sistema.

Deve-se ter em mente que a informatização não elimina a parte documental na manutenção e que o esforço em organizar e fazer um relacionamento eficaz entre arquivos magnéticos e de papel gera maiores resultados que a tentativa de eliminar este último. O arquivo de papel não termina com o sistema informatizado, ele apenas diminui.

Aplicações

Uma implantação de um sistema de manutenção é um evento que demanda muito trabalho dos profissionais de manutenção. Efetuá-la é uma realização não só para a empresa mas para todo o grupo que está envolvido no processo. A forma como a implantação é conduzida determina a diferença entre ter um software ou sistema.

As necessidades para utilização do sistema de manutenção informatizado são:

• Reduzir os custos com manutenção.

• Reduzir o estoque de manutenção.

• Melhorar a capacidade técnica e gerencial das lideranças da fábrica.

• Padronizar as ações executadas nas diversas fábricas.

• Implementar uma metodologia de manutenção confiável e autodidata.

• Implementar um sistema informatizado de manutenção confiável.

• Intercomunicar as lideranças das diversas fábricas para formar uma só empresa.

• Promover juntamente com a diretoria e gerências a boa comunicação entre o departamento de manutenção e os diversos outros da planta.

• Promover as melhores práticas entre as diversas plantas.

• Implementar itens de controle e verificação para traçar parâmetros das melhores práticas.

Sistema de manutenção Planejada

Introdução

O Sistema de Manutenção Planejada tem como propósito permitir a máxima disponibilidade, confiabilidade e desempenho dos equipamentos e sistemas por ele abrangidos, através da otimização dos recursos disponíveis para a manutenção.

As avarias ou degradações de desempenho do material podem ocorrer basicamente por duas razões:

a) Desgaste ou Deterioração;

b) Falhas aleatórias.

Os sinais de desgaste ou deterioração podem ser identificados através de testes e verificações, realizados em intervalos adequados, de modo a permitir as competentes ações de manutenção corretiva.

Tais atividades de manutenção, de caráter preventivo, permitirão aumentar a disponibilidade do material, reduzindo os riscos de falhas decorrentes de desgastes ou defeitos progressivos. As falhas aleatórias, por sua própria natureza, não podem ser previstas, e o Sistema de Manutenção Planejada não se propõe a eliminar completamente as avarias do material. O sistema, no entanto, deve proporcionar as informações necessárias para o início das atividades de manutenção corretiva.

Objetivo

O Sistema de Manutenção Planejada consiste, essencialmente, na consolidação dos procedimentos de manutenção preventiva dos diversos equipamentos e sistemas de várias origens existentes na organização, de forma padronizada e eficiente, e com a máxima economia de meios.

Características

• As atividades de manutenção são conduzidas através de uma estrutura organizacional com vários níveis de operação.

Por exemplo: Departamentos, Divisões, Seções, etc.

• As atividades de manutenção são planejadas para cada nível de operação, considerando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com