TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Informática E Tecnologias

Artigos Científicos: Informática E Tecnologias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/5/2013  •  666 Palavras (3 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

Nesse trabalho iremos através de vivência em escolas, atestar o que se dá na prática e no fazer pedagógico, as teorias aprendidas nas disciplinas “Políticas e gestão dos espaços educativos”, “currículo”, “conhecimento e cultura escolar”, “metodologia da pesquisa científica” e “ tecnologias da educação”.

A escola que estivemos para efetivar nossa pesquisa foi a escola do ensino fundamental “Salustiano Lara” que pertence ao município de Betim, Minas Gerais.

DESENVOLVIMENTO

A escola pesquisada possui como recursos tecnológicos data show, projetor de slides, dois aparelhos de som portáteis e uma sala de informática.

No entanto, nem sempre há internet pelo fato de o sinal não chegar por banda larga, mas via rádio, diminuindo a conexão em dias de chuva e dias nublados atrapalhando ondas e diminuindo a velocidade de transmissão de dados.

No laboratório de informática há computadores funcionando muito precariamente, máquinas ultrapassadas, não há técnico responsável pelo laboratório.

A comunidade não tem acesso ao laboratório de informática, somente os alunos. Não há na escola nenhum curso que capacite os professores a usarem as novas tecnologias. Os profissionais que fazem uso das mesmas buscam caminhos por conta própria.

Os professores em sua grande maioria utilizam-se da tv e do aparelho de dvd por serem mais fáceis de serem utilizados e de fácil acesso.

Os alunos raramente utilizam o laboratório de informática e quando ocorre uma pesquisa previamente proposta por algum professor acontece no horário de aula do professor e no próprio turno.

A escola possui software educativo, mas não faz uso do mesmo.

Não há nenhum projeto mantido por órgãos públicos que viabilizem a utilização das diversas linguagens tecnológicas.

O currículo escolar da instituição não inclui em sua grade nada referente ao uso das novas tecnologias digitais.

Não há no projeto politico pedagógico da escola a menção às diversas mídias.

PROJETO INFORMÁTICA

Participantes: Alunos do ensino regular (1° e 2° turnos).

Profissionais envolvidos: Direção, monitor de informática, professores de matemática do 3° ciclo.

Tempo de projeto: Todo ano letivo.

INTRODUÇÃO

No contexto atual, há uma enorme quantidade de informações a que somos expostos. É necessário salientar que a era digital é de extrema relevância a toda comunidade escolar, principalmente o acesso e o domínio da mesma.

A escola regular é um dos espaços legítimos que possibilita essa inclusão digital aos alunos. Na perspectiva dessa inclusão, a escola “Salustiano Lara” tem condições de ofertar um projeto que proporcione a educação digital aos alunos da escola, pelo fato de essa escola possuir um laboratório completo de informática.

Diante disso, a implementação do projeto democratizaria o uso da informática na escola possibilitando o acesso de todos.

 JUSTIFICATIVA

A importância desse projeto justifica-se por:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com