TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Infraestrutura De Estradas

Artigos Científicos: Infraestrutura De Estradas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/12/2014  •  837 Palavras (4 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 4

2.1 – INSTALAÇÃO DO CANTEIRO DE SERVIÇO

Antes de iniciar a obra, a primeira providência que se deve tomar é a instalação do canteiro de serviço, cujas dimensões e lay-out – os quais dependem de sua localização em relação aos centros urbanos, do vulto da obra, do tempo de execução, etc. – devem ser tais que os serviços possam ser executados de acordo com a técnica prevista e com o cronograma de execução da obra.

O canteiro conterá o apoio principal (técnico, administrativo, materiais e equipamentos) a ser usado na execução da obra, servindo também de suporte a canteiros auxiliares (instalações de pedrei-ras e jazidas em geral, depósitos de cimento, etc) de modo que deve ser elaborado um estudo para a definição de sua posição e vulto (desde um simples depósito de ferramentas e materiais até uma vi-la/comunidade, com instalações como escolas, armazéns, etc).

Quanto ao local, o canteiro deve se situar o mais próximo possível do “centro de gravidade” dos serviços (minimizando as distancias de transporte), porém distante o suficiente para não ser afetado durante a construção; deve permitir fácil acesso (racionalização dos caminhos de serviço) e possibili-dade de manobras de máquinas, assim como obtenção de serviços básicos (água potável, esgoto, e energia elétrica, gás, telefone, etc).

Considerando a proximidade da obra a algum centro urbano, é possível lá instalar o pessoal, re-duzindo as instalações do canteiro ao atendimento operacional dos equipamentos. Porém, essa solução nem sempre é recomendada, pois a experiência tem mostrado que tal situação leva a perda de produ-tividade no trabalho (perda de tempo nos deslocamentos, mudanças no comportamento do pessoal e, assim, no seu desempenho).

De modo geral, o canteiro contém dependências para os seguintes serviços ou atividades: abas-tecimento, almoxarifado, alojamento, ambulatório, borracharia, conserto / manutenção, escritório, lava-gem / lubrificação, recreação, segurança e transporte.

Um canteiro - padrão de uma obra de implantação rodoviária contém as seguintes instalações:

.a) – Escritório – dependendo do vulto da obra, pode estar instalado no próprio barracão do al-moxarifado, como estar isolado, contendo as instalações necessárias à administração geral da obra, tais como: gerência (sala do eng. responsável), seção administrativa, rádio, contabilidade/caixa, seção técnica, banheiro, ambulatório (consultório, pronto-socorro), etc.

.b) – Residências – moradias para os engenheiros e técnicos, e alojamentos para o restante do pessoal.

.c) – Almoxarifado – local para a guarda, distribuição e controle dos diversos tipos de material – escritório, limpeza, peças e acessórios de reposição, combustíveis e lubrificantes, etc. Suas dimensões dependem da importância da obra e das condições como é abastecida (a necessidade de estoque dos diversos tipos de material depende do tempo e das condições de remessa).

Destina-se também à guarda de pneus, ferramentas, máquinas de pequeno porte, de modo que é desejável a existência de dois barracões: um para a guarda de materiais de pequenas dimensões, provido de prateleiras; outro, para peças de grandes dimensões como esteiras, motores sobressalentes, pneus, etc.

.d) – Refeitório – barracão provido de local para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com